“Não quero ser santa pela metade, escolho tudo.”

Entramos em Outubro e no dia 1º celebramos o dia de Santa Teresinha do Menino Jesus. Considerada Doutora da Igreja, a Santa nasceu em uma família com ótimas condições financeiras e muito religiosa, filha mais nova do casal Luís e Zélia, perdeu a mãe aos 4 anos e o pai aos 21. Desde pequena foi santa e amadureceu com sua dor e sofrimento, entrou para no Mosteiro das Carmelitas no dia 9 de abril 1888 aos 15 anos e é a Padroeira das Missões.

Quando seu pai adoeceu muitos a responsabilizaram por isso causando-a dor e aos poucos ela se entregou a Deus. Após a morte de seu pai ela entendeu que a “pequena via” é o caminho de santidade a partir da busca da vontade de Deus nas coisas mais simples do dia a dia. Ela entendeu que a intensidade de cada ação que temos é o que realmente importa para Deus e se entregou, de mãos vazias, a Ele para realizar sua santificação.

A “pequena via” não é um caminho fácil e nem um atalho para a santidade, requer humildade para que suas pequenas ações se tornem um grande amor à Deus e ao próximo. Somos pequenos perto da humildade de Santa Teresinha.

No site do Padre Paulo Ricardo tem um episódio sobre a “pequena via” de Santa Teresinha, um vídeo super completo que vale a pena ser visto e refletido. O link está nas referências.

Finalizo com um ensinamento do Papa Francisco que aprendeu de Santa Teresinha do Menino Jesus:

“A caridade nas coisas pequenas e nas coisas grandes. O caminho da perfeição se encontra nesses pequenos passos no caminho da obediência”.

 

 

Bruna Borges Bianchi

Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia

Arquidiocese de Uberaba – MG

 

 

Referências

https://padrepauloricardo.org/episodios/a-pequena-via-de-santa-teresinha-do-menino-jesus?page=3&gclid=CjwKCAjwhNWZBhB_EiwAPzlhNlGwVtC0g1iNk0Tc9BT1Ql2KqVmEKZyUGfOQwv4jXqg6Mf7A8AYYvxoCdyYQAvD_BwE

https://osaopaulo.org.br/mundo/a-pequena-via-o-caminho-de-santidade-ensinado-por-santa-teresinha-do-menino-jesus/