Toda vez que rezamos a oração do Credo anunciamos a esperança em vários elementos da doutrina cristã. Um desses pontos se encontra no verso: “donde há de vir a julgar os vivos e os mortos”, esse momento ao qual a oração se refere é chamado de Parusia.

Em várias passagens do Evangelho são feitas profecias referentes a como será a parusia e que ela precisa necessariamente acontecer para dar pleno cumprimento as promessas de Jesus, também é dito que quando chegar o momento não haverá possibilidade de fugir, todos nós, os que forem vivos e os mortos seremos julgados de acordo com nossas atitudes e escolhas [1].

Embora a volta de Jesus seja uma certeza, não temos nenhuma indicação sobre quando ela ocorrerá, claro que no texto sagrado são dados alguns indicativos sobre o que acontecerá antes desse momento, mas somente saberemos que de fato o momento da parusia é chegado quando ela já estiver acontecendo.

Deste modo, algumas pessoas ficam receosas e anunciam sem cessar que estamos no fim dos tempos, esses tipos de pessoas alarmistas sempre existiram, desde os primeiros séculos da Igreja. Muitos autointitulados profetas, vem anunciando a iminente volta de Jesus, fato é que não temos como saber quando Ele virá, somente podemos aguardar.

Com isso vale lembrar que não existe justificativa plausível para se fomentar este tipo de alarmismo infundado, muito melhor é, embora conscientes da vinda de Jesus, vivermos nossas vidas com tranquilidade e conforme os ensinamentos de Cristo. Até porque, se nossa vida for vivida como Deus manda não temos porque temer tanto a vinda de Jesus. E para vivermos bem nada mais conveniente que estudar a palavra de Deus, é lá onde encontramos os ensinamentos para guiar nossas atitudes segundo a vontade d’Ele.

Também é recomendada a participação frequente nos sacramentos, pois estes nos fazem aproximar cada vez mais de Cristo, inclusive o Papa Bento XVI [2] afirmava que a liturgia da Santa Missa era também uma parusia, em menor escala, onde assim como ocorrerá no fim dos tempos, Jesus vem a nós por meio da Eucaristia.

Por fim, o maior e melhor conselho que se pode dar sobre este assunto já foi dado por Jesus: “Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos esses males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem.” [3]

 

Wallyson F. Lira

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Diocese de Crato – CE

 

 

Notas

[1] II Coríntios 5,10: “Porque teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo.”

[2] Papa Bento XVI : https://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/a-eucaristia-e-parusia-presenca-real-de-jesus-cristo/

[3] São Lucas 21, 36.