Santa Maria Goretti nasceu no ano de 1890 em um pequeno vilarejo na Itália, seus pais eram camponeses e viviam uma vida muito dura, e quando ela tinha apenas 6 anos seu pai faleceu após ter contraído malária, o que agravou ainda mais a situação financeira daquela família.

Para conseguir sobreviver, a mãe de Santa Maria Goretti decidiu viajar com a família para uma cidade chamada Nettuno, e começaram a viver em um prédio que era compartilhado com outra família, lá a mãe e os irmão mais velhos trabalhavam no campo, enquanto Santa Maria Goretti ficava em casa, cuidando de sua irmã, cozinhando e limpando.

Certo dia um homem chamado Alessandro Serenelli entrou no prédio e encontrou a Santa ali sozinha, Alessandro era um dos filhos da outra família que morava naquele mesmo prédio, vendo a garota sozinha tenta convencê-la a ter relações sexuais com ele, porém ela nega.

Mesmo após a rejeição ele continua insistindo e ameaça matá-la caso ela não aceitasse, mesmo assim Santa Maria Goretti continua negando, dizendo que seria um pecado fazer aquilo, irritado com a situação Alessandro golpeia a santa várias vezes com um punhal.

Com toda a confusão o pai de Alessandro vai ao local e encontra Santa Maria Goretti ferida e leva-a ao hospital, mas os ferimentos eram muitos e muito graves de modo que os médicos não conseguiram ajudá-la. Antes de morrer Santa Maria Goretti conversou com sua mãe, e disse que perdoava Alessandro, e disse também que esperava um dia encontrá-lo no Céu.

Algum tempo depois Santa Maria Goretti foi canonizada e ficou conhecida como a Santa da Castidade, na época de sua canonização muito se discutiu sobre se sua morte havia sido um martírio, pois algumas pessoas entendiam que ela não havia sido morta por crer em cristo, porém o entendimento do vaticano foi diferente, e sim como ela morreu por defender os princípios cristão aquele foi um martírio.

 

A vida de Santa Maria Goretti é para todos os jovens um exemplo. Atualmente, a sexualidade se tornou algo muito banalizado, e são poucos os que conseguem preservar a pureza com que cristo nos criou, a maioria dos filmes, novelas, músicas e stand-ups que são produzidos tem a sexualidade como assunto central, de modo que a castidade é vista com estranheza.

Mas Deus é muito claro sobre como a sexualidade deve ser vivida corretamente, e nesse ponto Santa Maria Goretti deu com sua vida um exemplo perfeito de amor a Deus, exemplo que serve de motivação para cada jovem que conhece sua história, pois vemos que a luta pela castidade é árdua e que sempre surgem pessoas ou situações que irão tentá-la, mas com muita fé e temor a Deus podemos sim resistir.

Neste dia em que celebramos a memória de Santa Maria Goretti, que ela interceda por todos os jovens do Brasil, para que ao seu exemplo sejamos também castos e puros de coração.

Santa Maria Goretti, rogai por nós.

 

Wallyson F. Lira

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Diocese de Crato – CE