Hoje a Igreja celebra a festa da Sagrada Família, dia este onde somos convidados a parar um pouco e refletir sobre esta Santa Família que traz em si própria um modelo a ser seguido e replicado por todas as famílias cristãs.

A família sempre foi a base fundamental da sociedade, é na família onde adquirimos a maior parte dos princípios e valores que guiarão as tomadas de decisões futuras, e como inspiração-mor Deus nos deu a Sagrada Família para que pudéssemos, seguindo seu exemplo, viver em conformidade com a vontade de Deus.

A Igreja apresenta a Sagrada Família como um modelo para todas as famílias cristãs, destacando que Deus deve ocupar o centro de suas decisões e ter a primazia em todas as coisas. A família é, acima de tudo, uma instituição que serve como uma significativa fonte de aprendizado de virtudes humanas e teológicas, constituindo o primeiro local de encontro com Deus.

Dessa maneira, a família é designada como a “Igreja doméstica”, onde as crianças adquirem os fundamentos da fé por meio da experiência prática do cotidiano, e os cônjuges buscam sua santificação e a plena realização de sua vocação matrimonial.

Considerada a célula-mãe da sociedade, a família desempenha um papel fundamental como a principal escola para o desenvolvimento de virtudes sociais, ensejando o aprendizado e a prática da obediência, fraternidade e senso de responsabilidade.

Pois que esta solenidade da Sagrada Família inspire a cada um de nós a cultivar boas virtudes em nossas vidas e na convivência familiar, contribuindo assim para um mundo mais fraterno e cristão.

 

Wallyson F. Lira

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Diocese de Crato – CE