Após a celebração do nascimento de Cristo, o mês de fevereiro curva-se para acender a Sagrada Família. E é sobre Jesus, o Filho de Deus, que desceu do céu e se fez homem dentro de uma família que a igreja se faz recordar. Ele, o criador, nasceu num lar comum, filho de pessoas comuns, cercado de simplicidade, sob o exemplo do trabalho, como tantas famílias espalhadas pelo imenso mundo. Fez-se humilde, cresceu em graça e despontou para o mundo sob o amor e cuidado de seus amados pais – aqueles que receberam a divina glória de educar o filho de Deus.

Para que possemos submergir no sublime exemplo maior de família, se faz necessário entendermos com profundidade os dons representados pelo forte e abençoado casal santo: José e Maria.

Anúncio do Anjo a José: E o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos, dizendo: “José, filho de David, não temas receber a Maria tua mulher: porque o que dela nasceu, é obra do Espírito Santo. (Mateus 1:20)

Homem justo, pai e esposo fiel, carpinteiro laborioso, obediente aos pedidos e ordens de Deus, acolhido pelo Anjo e designado para a missão eterna: Ser o pilar, o sustento, a viga mestre da Família Santa. Nas palavras do Padre Paulo Ricardo, José não ofereceu o sacrifício eucarístico; mas, em seu coração, ofereceu ao Pai o Menino Jesus pela nossa salvação. E, os mesmos serviços que prestou a família de Nazaré, presta até hoje em todos os lares cristãos.

Anúncio do Anjo Gabriel a Maria: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus”.

Mulher temente a Deus, esposa devota e dona do maior “sim” para a humanidade. E assim ela fez quando pronunciou “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra”. (Lc.1,38)

Vida íntegra e dedicada a Jesus, ajudou a prepará-lo para tudo o que tinha que viver e sofrer. Ainda que Cristo alegasse não estar preparado, ela, Mãe de Deus o conduziu para o mundo nas bodas de Caná, com a fé e a indubitável esperança de que estava ali diante do Todo-Poderoso, com a frase que segue todo cristão e ecoa em nossas obras: fazei tudo o que Ele vos disser. Esse pedido de Maria continua vivo até hoje e convida a todos os cristãos ao exercício de sua fé.

Ao fim, o Papa Leão XIII disse: Quando Jesus, Maria e José são invocados em casa, é propícia a manutenção da caridade na família através do seu exemplo e trato celestial; assim, uma boa influência é exercida sobre a conduta dos membros da família; da mesma forma, a prática da virtude é incitada; e, desse modo, as dificuldades que por toda parte querem atormentar a raça humana, serão mitigadas e tornadas mais fáceis de suportar.

Toda família é convocada a seguir as virtudes da Sagrada Família, que vive por Deus e para Deus. O seu projeto é sempre fazer a vontade de Cristo.

A sagrada Família é a própria escola de todas as virtudes.

 

“Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós.

São José pai adotivo de Jesus, rogai por nós.

Jesus, Filho, ouvi-nos.

Jesus, Filho, atendei-nos.”

 

Felipe Caribé de Andrade

Paróquia Santa Catarina de Labouré

Arquidiocese de Maceió/AL