Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. (Mateus 4:4)

Durante um longo período de cuidadosa avaliação, a Igreja – movida pelo Espirito Santo – reuniu todos os livros que compõem a Bíblia da forma que conhecemos hoje. A Sagrada Escritura é um verdadeiro presente de Deus para nós, pois nela podemos encontrar alimento espiritual, força nas atribulações e orientação para cada momento de nossas vidas.

Dentro do contexto cristão, a família é chamada a ser igreja doméstica, local onde os filhos recebem o primeiro anúncio da fé, aprendem a rezar e a caminhar em comunhão com Cristo. Essa missão reforça a tradição instruída pelo próprio Deus, que disse:

“Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás com insistência aos teus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em tua casa, ou andando pelos caminhos, quando te deitares, ou te levantares” (Dt 6,4-7).

Esse não é o único trecho bíblico no qual fica clara a responsabilidade da família na formação cristã, mas apesar da orientação secular da igreja e do próprio Deus, não é incomum ver na vida familiar de muitos católicos a ausência dessa partilha doméstica. Somos incentivados a ler e meditar a Bíblia nos retiros e reuniões de grupos jovens ou de casais, conversamos e refletimos sobre o significado da mensagem de Jesus em nossa particular realidade, mas por vezes existe uma barreira invisível que dificulta estender esse maravilhoso hábito para o nosso lar.

Se este for o seu caso, não pense que irá brotar no nada o desejo de rezar e ler a bíblia em família, muito menos que em algum momento o ambiente estará propício para a formação dessa nova rotina. Apenas decida que é algo que você quer viver, assim mesmo, racionalmente, e coloque em prática!

Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. (Mateus 4:4)

Convide aos poucos seus familiares de coração mais aberto a viverem essa experiência com você. Se não souber por onde começar a ler a Bíblia, um dos caminhos existentes é seguir a liturgia diária das missas, elas são facilmente encontradas na internet em bons sites católicos, e ainda vêm com comentários de padres dando luz a interpretação de cada leitura.

Para aqueles que já estão acostumados com uma vida religiosa em família, e que comumente partilham sobre a Palavra de Deus, perseverem nessa caminhada e repassem essa tradição as gerações futuras. Essa certamente é uma herança que muito agrada o Nosso Senhor, e que trará santos frutos para o seu lar.

Rezemos sempre uns pelos outros, que nossas famílias sejam transformadas pela fé e pelo amor e espalhe o Evangelho pregando com a própria vida, para que o Santo nome de Deus seja sempre louvado!

 

Savina Camelo

Paróquia Santa Catarina Labouré

Arquidiocese de Maceió/AL

 

Referências:

https://diocesedejales.org.br/a-biblia-em-familia.html.(Acesso em 27 de setembro de 2020)

https://luziasantiago.cancaonova.com/palavra-do-mes/qual-e-a-importancia-da-biblia-na-familia/.(Acesso em 27 de setembro de 2020)

https://comshalom.org/7-passagens-biblicas-que-mostram-o-valor-das-familias-para-jesus/.(Acesso em 27 de setembro de 2020)