Dia 31 de março, para algumas pessoas um dia qualquer mas para nós do Segue-me é um dia muito importante. Dia Nacional do Orgulho Seguidor, hoje nosso lindo movimento completa 44 anos. Anos esses que mudaram e continuam mudando a vida de milhares de pessoas e com isso formando o nosso Batalhão de Amor.

Há 44 anos atrás alguns jovens escutaram o chamado de Jesus Cristo: “Saindo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: ‘Siga-me’. Mateus levantou-se e o seguiu.” (Mt 9,9). E a partir daquele momento foram plantando a semente de Deus no coração de cada Seguidor que ia conhecendo e se apaixonando pelo Movimento até formar o nosso lindo Batalhão de Amor que a cada dia cresce e mostra os frutos do movimento.

E pra comemoramos nada mais que justo que os nossos seguidores contarem seus testemunhos e experiências que o Segue-me proporcionou, reunimos então algumas mensagens e depoimentos de seguidores de todo o Brasil.

 

Teane Taffarel, jovem da Paróquia São Camilo de Lelis – Diocese de Sinop/MT, fez o Segue-me em 2011. Ela já participativa na Igreja mas se incomodava por quase não ver jovens atuantes, mas depois que fez o Segue-me tudo mudou. Lá ela fez amizades e conheceu pessoas que convive até hoje.

Ela nos trouxe esse lindo depoimento: “Eu realmente amo muito esse encontro, já faz dez anos que eu participo vou casar esse ano e espero continuar trabalhando. Porque ele realmente traz muitas coisas boas todos os anos, apesar de você já saber o que vai acontecer. E cada ano você trabalha num lugar diferente, você se sente de uma forma ou outra, tocada de uma maneira diferente, né? Então esse encontro é maravilhoso e só traz coisas boas para os jovens. Uma mensagem que eu deixo para os jovens saberem que existe uma função para você na igreja. Você precisa descobrir o seu dom para você usá-lo a favor de Deus. É isso que Deus quer de nós e esse é o objetivo do Segue-me.”

Teane da Diocese de Sinop/MT

 

Felipe Ferreira, jovem da Paróquia de São Francisco de Assis – Arquidiocese de Natal/RN fez o Segue-me em 2010 e foi ano que o movimento o ajudou fortalecer sua fé, sua crença e fazer várias amizades que estão presente na sua vida até hoje. Uma palavra que ele define o encontro é divino, era um jovem muito tímido e com receio do desconhecido e através do Segue-me foi amadurecendo a sua fé e ao servir no encontro foi encontrando oportunidades, como fazer parte do Conselho Arquidiocesano de Natal.

Sua gratidão por tudo que viveu vem através da seguinte mensagem: “eu faço parte dessa história, eu só tenho a desejar que o Segue-me continue a crescer dentro desse Brasil. Que todas as cidades do Brasil tenham Segue-me. Porque eu quero muito que esse amor plantado no meu coração alcance muitas pessoas, porque é isso que esse movimento faz. É um movimento de amor, é o movimento de espalhar o nome de Jesus, o nome de Deus, de Maria, essa intimidade. E isso não tem preço. Eu sou muito grato por tudo. E parabéns, Segue-me. Parabéns ao movimento. Parabéns a todos nós que compomos esse movimento e que lutamos para que o Segue-me continue vivo no coração da gente.”

Felipe da Arquidiocese de Natal/RN

Tio Vitor Belmonte da Paróquia de São Pedro Apóstolo – Arquidiocese de Maceió/AL é seguidor desde 2012 e foi quando Deus plantou a semente da vida que tem hoje. O movimento que o apresentou à Jesus, também foi o responsável, através de Deus, por ter apresentado sua esposa Letícia. Foram vários anos vivenciando e servindo ao movimento como jovem seguidor. Ele nos relata o quanto é feliz por viver a experiência de servir como Tios junto com sua esposa. “Sou eternamente grato e apaixonado por esse movimento que me ensina a ser uma pessoa sempre melhor e mais próxima Dele. Que Ele continue iluminando e abençoando muitos e muitos anos esse movimento para continuar mudando a vida dos jovens. Feliz 44 anos ao Segue-me, que transformou a minha vida.”

Tio Vitor e Tia Letícia da Arquidiocese de Maceió/AL

Yasmin Nogueira da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Arquidiocese de Natal/RN, relata que o Segue-me surgiu na sua vida através de seus pais desde 2014 quando eles começaram a servir. Ela sentia muita vontade de conhecer esse batalhão de amor no qual eles falavam. Após 5 anos em 2019 ela teve a oportunidade de vivenciar o encontro. Segundo ela: “Hoje tenho uma memória muito forte de estar junto com as outras filhas de casais do Encontro de Cassais (ECC), cantando fervorosamente o hino do seguidor enquanto a maioria dos encontristas ainda estavam tentando entender o que era o Segue-me e nós já tínhamos a certeza de que era um Batalhão de Amor.”

Yasmin da Arquidiocese de Natal/RN

Tia Fernanda Souza da Paróquia Nossa Senhora d’Abadia – Diocese de Itumbiara/GO, fez o Segue-me em 2000, ela fez o encontro na Diocese de Goiânia e posteriormente auxiliou na implantação do Segue-me em Piracanjuba/GO, primeira cidade da Diocese de Itumbiara/GO a realizar o encontro. A partir dali ela despertou o ser jovem na Igreja, participando de pastorais e foi jovem coordenadora do Conselho Diocesano de Unificação, onde conheceu vários seguidores de várias partes do Brasil e auxiliando como conselheira na confecção do DNS (Documento Nacional do Segue-me). Ela nos relatou que: “a minha sensação quando eu penso no Segue-me é o cristão que eu sou hoje. Meu sentimento ao Segue-me é de gratidão por ter me aproximado de Jesus, por ter me apresentado em serviços pastorais, por ter me dado a oportunidade de, com minha pouca experiência de juventude, ajudar no trabalho para jovens do Brasil inteiro, né? Sou grata também pelas amizades, por ter amigos seguidores que se tornaram padres, que são pessoas reconhecidas mundialmente pelo seu trabalho e são pessoas que fazem a gente acreditar que movimentos como o Segue-me fazem da vida da gente melhor.”

Tia Fernanda e Tio Francisco da Diocese de Itumbiara/GO

 

Diante de tantos depoimentos e histórias lindas, percebemos o quanto nosso encontro é incrível, o quanto ele proporciona vários sentimentos que resultam em um só: AMOR. Amor por seguir, por gratidão, por pertencer, por se orgulhar e encontrar um espaço na Igreja podendo servir e se tornar seres humanos melhores com a capacidade de ser um Seguidor em todos os lugares. Que possamos levar a boa nova e o Bom Pastor nos conduza a seguir em sua missão.

 

Bruna dos Reis Soares Rabelo

Paróquia Nossa Senhora do Carmo

Diocese de Itumbiara/GO