No próximo sábado, 08 de julho de 2023, será comemorado o Dia Mundial da Alegria, cujo objetivo é estimular a melhoria da qualidade de vida. A alegria, definida como uma emoção, é subjetiva e é sentida de forma diferente por cada um, extraída do contexto social e familiar vivido e como se expressa em seus relacionamentos interpessoais, inclusive, no âmbito da religião.

 “Assim como um noivo se alegra por sua noiva, assim o seu Deus se alegra por você” (Is 62,5). Deste modo, o profeta Isaías nos ampara ao afirmar que somos a alegria de Deus, o que contempla a criatura amada pelo seu criador, visto que somos a imagem e semelhança dEle.

 No versículo 4 do mesmo capítulo, o profeta Isaías descreve uma relação especial entre Deus e seu povo, onde eles foram abençoados e agraciados por Deus, transmitindo uma mensagem de amor e alegria para todos nós que optamos por seguir os caminhos dEle.

 A leitura da Sagrada Escritura nos faz crer que somos um povo agraciado, tendo sido cuidado por Deus em todos os momentos desde a nossa criação. Ao estabelecermos uma relação íntima e pessoal com Deus, surge, então, o sentimento da alegria. E quanto mais profunda e fiel esta aliança, mais duradoura e real pode ser a alegria que sentimos em estar diante de Deus e realizando as suas obras.

 A cada momento de vivência cristã, podemos sentir a graça de Deus a nos tocar e nos abraçar. Analisando os textos bíblicos, verificamos, em Salmos 118:24: “Este é o dia que o Senhor fez; regojizemo-nos e alegremo-nos nele.”. Na Epístola de Paulo aos Filipenses (4:4), o Apóstolo afirma: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos”.

Não obstante, a alegria de Deus contribui diretamente com a nossa felicidade real. Pois é nEle que podemos nos sentir completos e mergulhados em seu infinito amor, sabendo que Ele cuida de nós todos os dias, mesmo em nossas misérias, sem nada cobrar ou requerer, nos ama por sermos nós mesmos.

Portanto, devemos nos alegrar em Deus, para que sejamos fiéis às suas promessas e possamos refletir esta alegria em nossas famílias, amigos e demais relacionamentos. Pois, “o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade e fidelidade” (Gálatas 5:22).

 

Raul Messias Lessa

Paróquia de Santa Catarina Labouré

Arquidiocese de Maceió- AL