Mãe, uma pequena palavra fácil de falar e escrever, mas quase impossível de ser esquecida. Apesar de ser simples, a palavra mãe traz um significado difícil de explicar. Até mesmo as mães não conseguem traduzir, pois ao mesmo tempo que representa uma pessoa, mãe virou um ato, uma missão: ser mãe.

Voltando em nossa origem, não podemos esquecer da primeira mãe, Eva. Se hoje temos as vovós que nos ajudam e nos guiam na primeira maternidade, Eva não teve isso. Ela foi a verdadeira pioneira, descobrindo o que os choros significavam, a hora de alimentá-los e trocá-los (kkk, claro que não tinham as fraldas e quem diria descartáveis). Eva descobriu como é olhar para seu filho no momento que amamenta.

A partir daí, foram inúmeras as mães que elevaram a missão de ser mãe, mas não podemos deixar de falar daquela que recebeu essa missão do próprio Deus, Maria. A ela foi dada uma missão mais que especial, ser mãe do Filho de Deus, Jesus.

A obediência de Maria, em dar seu sim a Deus é um dos maiores exemplos. Ela aceitou sua missão e o fez com toda a dedicação. Nós, mães, devemos a mesma obediência a Deus, aceitando os filhos que vierem e assumindo o ser mãe com esses filhos.

Exaltamos Maria como exemplo de mãe. Ela teve a coragem em aceitar a missão de ser mãe de Jesus. Maria marcou por sua força, perseverança, fé e amor a Deus.

A maternidade tem suas alegrias e cruzes, pode ser linda, intensa, difícil e angustiante. É preciso ter coragem, resiliência, paciência e responsabilidade, mas tudo vem através do amor. Amor esse que Jesus nos deixou para que vivêssemos uns com os outros e dos pais com os filhos, o amor storge.

Só o amor pelo seu filho vai ajudar nós mães a vivermos essa missão que é para a vida toda, 24 horas. É por isso que muitos já ouviram a frase “mãe é tudo igual, só muda o endereço”, pois é uma missão comum a todas as mães:  conduzir seu(s) filho(s) ao céu.

 

Renata Martins Lopes

Paróquia São Sebastião

Diocese de Valença

 

Referências

https://blog.atos6.com/2021/05/07/maes-na-biblia-dia-das-maes/

https://leiturinha.com.br/blog/maternidade-real/