Antes, como é santo aquele que vos chamou tornai-vos também vós santos em todo o vosso comportamento, porque está escrito: Sede Santos, porque eu sou santo.

1Pedro 1,15-16

 

A Bíblia por diversas vezes nos indica que devemos buscar a santidade, e isso não se trata de um simples conselho, na verdade é uma obrigação de todo cristão, pois o maior desejo do cristão é se juntar a Deus e isso é um privilégio reservado apenas à aqueles que conquistam a santidade [1].

Esse mandamento dentro da doutrina católica é ponto comum e deve ser buscado por todos os fiéis [2], ainda assim muitas pessoas se sentem constrangidas ou inseguras para falar abertamente que desejam alcançar a santidade por considerar isso algo presunçoso.

Isso acontece pois a noção de santidade que muitas pessoas têm é muito diferente daquilo que a Igreja nos ensina, muitos pensam que somente são santos aqueles grandes mártires que morreram pela fé, ou então que todos os santos são grandes místicos que tem visões frequentes e que fazem profecias sobre o futuro, mas a realidade não é essa.

Na verdade a santidade “consiste em referirmos a Deus não só tais coisas (orações e submissão), mas também as obras das outras virtudes, ou dispondo–nos pelas boas obras ao culto divino. [3]” Entenda que as obras das virtudes significam as boas práticas que uma pessoa tem independente se são grandiosas ou pequenas, sejam elas o martírio ou uma “simples” oração.

Claro que existiram santos privilegiados com dons sobrenaturais, com capacidade de operarem milagres e terem visões, entretanto esses são a minoria e que, por suas impressionantes vidas, ganharam o merecido destaque, mas tiveram muitos outros com vidas menos atraentes que foram igualmente santos.

A verdadeira santidade está na separação, separação não do mundo, mas sim separação do pecado, separação de tudo o que é mal e ofensivo a Deus, separação essa que inevitavelmente leva a uma união com cristo e com tudo aquilo que é verdadeiramente bom.

Pois que façamos como Jacó que no deserto lutou e conseguiu a benção de Deus, pois o primeiro passo para alcançarmos a santidade já foi dado por Cristo na Cruz que redimiu todos os nossos pecados, por isso “animemo-nos uns aos outros no propósito da santidade. Assim, compartilharemos uma felicidade que o mundo não poderá tirar-nos [4].”

 

Wallyson F. Lira

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Diocese de Crato – CE

 

Notas

[1] Hebreus 12,14: “Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.”

[2] Lumen gentium, Cap IV: “Por isso, todos na Igreja, quer pertençam à Hierarquia quer por ela sejam pastoreados, são chamados à santidade, segundo a palavra do Apóstolo: «esta é a vontade de Deus, a vossa santificação”.

[3] Santo Tomás de Aquino. Suma Teológica, segunda parte questão 81.

[4] Papa Francisco. Gaudete et exsultate – sobre a chamada à santidade no mundo atual.