Nossa Senhora das Graças, a Virgem da Medalha Milagrosa como também é conhecida, é uma manifestação da Virgem Maria bem popular no Brasil sendo venerada pela igreja católica em 27 de novembro.
No dia 27 de novembro de 1830, a Virgem Maria apareceu para a Irmã Catarina Labouré. A Mãe de Deus estava com uma veste branca e manto azul. Os pés estavam sobre um globo branco e esmagavam uma serpente. Suas mãos, à altura do coração, seguravam um pequeno globo de ouro, coroado com uma pequena cruz. Levava nos dedos anéis com pedras preciosas que brilhavam e iluminavam em toda direção.
A Virgem olhou para Santa Catarina e lhe disse: “O globo que vês representa o mundo inteiro, especialmente a França e cada alma em particular. Estes raios são o símbolo das graças que Eu derramo sobre as pessoas que me pedem. As pérolas que não emitem raios são as graças das almas que não pedem”.
Após o desvaneio do globo de ouro que a Virgem estava segurando, formou-se um quadro oval em torno de Nossa Senhora, com as seguintes palavras em letras douradas: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.
Segundo Felipe Cosme Damião Sobrinho, padre e professor da PUC de São Paulo: “Ela (Nossa Senhora das Graças) surge em uma aparição privada à religiosa Catarina Labouré, em 1830, na França. Se vivia um tempo de peste, epidemia e a aparição de Nossa Senhora fala da penitência e do uso da medalha milagrosa. Ela revela a medalha com uma oração”.
Essa medalha é um dos principais símbolos de Nossa Senhora das Graças sendo revelada como um sinal de fé e de piedade, que seria a restauração da vida de muitas pessoas, principalmente dos enfermos. O bispo de Paris da época autorizou que fossem cunhadas medalhas e, aqueles que usaram, receberam muitas graças, sobretudo, a cura de doenças. A medalha se tornou um símbolo de proteção.
Sempre bom lembrar que Nossa Senhora é uma “distribuidora” de graças. As graças são de Deus, mas em sua misericórdia, o senhor escolheu distribui-las pelas mãos de sua mãe, Maria. Esta é a maravilha da nossa fé. E que vontade de Deus seja feita.
Esta realidade maravilhosa é testemunhada por milhões de pessoas, ao longo de séculos. Por isso, não deixe de fazer seus pedidos à Mãe Celestial.
“Eu vos saúdo, ó Maria, cheia de graça! Das vossas mãos voltadas para o mundo as graças chovem sobre nós. Nossa Senhora das Graças, vós sabeis quais as graças que são mais necessárias para nós. Mas eu vos peço, de maneira especial, que me concedas esta que vos peço com todo o fervor de minha alma (faça o seu pedido). Jesus é Todo-Poderoso e vós sois a Mãe Dele; por isto, Nossa Senhora das Graças, confio e espero alcançar o que vos peço. Amém”.
Jéssica Delmoni
Paróquia de Santa Catarina Labouré
Arquidiocese de Maceió