Se quiserdes que a paz reine em vossas famílias e em vossa pátria, rezai todos os dias o Santo Rosário em família (Pio X).

A devoção do Santo Rosário é uma das mais tradicionais devoções da Igreja, essa bela devoção teve início ainda no final do século XII. São Domingos de Gusmão foi um padre católico espanhol, que durante um momento de sua vida viajou para a França para combater a heresia albigense.

Inicialmente a pregação de São Domingos[1] não estava sendo muito eficaz de modo que os hereges continuavam a dissuadir muitos cristãos, até que certo dia São Domingos se retirou para uma floresta para rezar, durante suas orações a Virgem Maria apareceu para o santo.

Foi então que a Santa Virgem recomendou que São Domingos e seus companheiros rezassem e pregassem o Saltério Mariano, e que por meio desta oração ele conseguiria converter os infiéis. Obediente a Maria, São Domingos se pôs a rezar e também a incentivar que seus companheiros e os fiéis também realizassem essa oração.

Aos poucos as heresias daquela região foram diminuindo e em alguns séculos, depois de muita oração e pregação o cristianismo ascendeu e se expandiu por toda a região, e mais que isso, a Oração do Rosário se expandiu de modo impressionante, se tornando umas das mais populares devoções em toda a Igreja.

Naquela época o Saltério Mariano era um pouco diferente do modo como rezamos hoje, inicialmente consistia na recitação da Ave Maria 150 vezes, posteriormente foi feita a divisão em mistério contendo 10 Ave Maria cada, e entre cada mistério um Pai Nosso[2].

Enquanto a devoção do Rosário se expandia assim também crescia a enorme quantidade de graças alcançadas por meio dessa simples oração, e deste modo o Papa Gregório XIII instituiu no dia 07 de outubro como a Festa Litúrgica de Nossa Senhora do Rosário.

Infelizmente nos dias atuais o Santo Rosário vem sendo esquecido por muitos católicos, o que sem dúvidas é uma perda gigantesca para a Igreja. São incontáveis a quantidade de graças e benefícios conquistados por essa oração, assim também são incontáveis as graças que deixam de ser recebidas pela falta dessa oração.

Graças a Deus muitos esforços estão sendo feitos para retornar a popularidade dessa oração, muitos padres e religiosos não poupam esforços, por exemplo o Frei Gilson, que em seu canal do youtube faz lives frequentes rezando o rosário e que muitas vezes conta com a companhia de mais de 100 mil fiéis lhe acompanhando na oração.

E gostaria de convidar a todos os leitores deste texto que, a exemplo de São Domingos, possamos nos colocarmos à disposição da Virgem Maria e fazermos o possível para propagar ainda mais esta belíssima e eficaz oração para que cada vez mais recebemos as graças prometidas pela Santa do Rosário[3].

 

Wallyson F. Lira

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Diocese de Crato – CE

 

Notas

[1] Um relato confiável e fidedigno sobre este milagre pode ser encontrado em: https://oratorio.blog.arautos.org/2021/10/sao-domingos-de-gusmao-e-a-origem-do-santo-rosario/

[2] Caso você ainda não saiba a maneira correta de rezar o rosário, o vaticano disponibiliza uma instrução de como praticar essa devoção: https://www.vatican.va/special/rosary/documents/misteri_po.html#Como_recitar_o_Ros%C3%A1rio

[3] Nossa Senhora prometeu uma série de graças especiais aos fies que rezam o rosário com frequência, a lista pode ser encontrada em vários relatos das aparições mariana, uma lista sintetixando todas as promessas pode ser encontrada em: https://formacao.cancaonova.com/nossa-senhora/devocao-nossa-senhora/as-promessas-de-nossa-senhora-do-rosario/