Esses nomes podem parecer estranhos para nós e realmente são poucos conhecidos para muitos católicos e cristãos.
Para nos ajudar, na nossa bíblia, dentro do Velho Testamento, existem divisões, que podemos citar: o Pentateuco (veja a matéria https://segueme.org/o-pentateuco/ ), os Livros Históricos (veja a matéria https://segueme.org/livros-do-antigo-testamento-livros-historicos/ ), os Livros Sapienciais e Poéticos e os Livros Proféticos. Em nosso texto, vamos focar dos Livros Sapienciais e Poéticos.
Os livros poéticos e sapienciais são os seguintes livros da Bíblia: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes (Coélet), Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico (Sirácida).
Porque poéticos? Vamos trazer um exemplo para que possamos responder.
“Para onde foi o teu amado, ó tu, a mais bela das mulheres? Para onde se retirou o teu amado? Nós o buscaremos contigo”. (Ct, 6, 1)
Dá para notar claramente que a estrutura da escrita é de um poema. Os livros Cântico dos Cânticos e Salmos são os exemplos mais claros de livros poéticos da Bíblia. O livro Cântico dos Cânticos descreve uma clássica situação de um romance, onde a amada espera o amado, sempre com a tônica do amor.
Por que Sapiencial? A palavra Sapiencial vem da palavra latina sapientia (sabedoria). De forma resumida, podemos citar as seguintes características destes livros:
- Jó
O livro traz uma perspectiva do porque dos sofrimentos do homem e da compreensão do sofrimento.
- Eclesiastes
Pode-se sintetizar o livro como sendo um diálogo do autor consigo mesmo. Nesse diálogo o autor discorre a respeito da possibilidade de encontrar a felicidade através do prazer, no trabalho, no cultivo da sabedoria e na riqueza, concluindo que em tudo existem decepções.
- Provérbios
O livro orienta a vida no plano individual e no social, confirma que em Deus está a verdadeira sabedoria e que o homem deve depositar sua fé somente em Deus.
- Sabedoria
Pode-se dizer que o livro traz um confronto de ideias entre o justo e o ímpio. Mostra que apesar de uma aparente vitória dos maus, os bons reinarão com Deus no céu. A verdadeira sabedoria é saber distribuir os valores sabendo-os sedimentá-los na sua formação.
- Eclesiástico
Aborda temas como: bom comportamento, temor de Deus, amizade, os anciãos, as mulheres, a riqueza, a pobreza, a doença, a medicina e os deveres de estado.
Enfim, os livros proféticos e sapienciais valem uma leitura atenta e nos ajudam a descobrir que a Bíblia, palavra de Deus, traz algumas preocupações humanas tão atuais que parecem terem sido escritas essa semana.
Marcelo Tavares Martins
Paróquia São Sebastião
Diocese de Valença – RJ
Referências
https://bibbiacattolica.com/biblia-ave-maria/cantico-dos-canticos/6/