Os Livros Históricos do Antigo Testamento contam a história do povo de Israel e do Judaísmo, desde a conquista da terra prometida sob a liderança de Josué até a restauração de Jerusalém após o cativeiro babilônico.

Nesses livros também há relatos do início da monarquia em Israel com o reino unificado, depois o reino dividido, e as quedas do Reino do Norte e do Reino do Sul diante dos impérios assírio e babilônico, respectivamente.

Os Livros Históricos ocupam boa parte do Antigo Testamento que são: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester e 1 e 2 Macabeus. Dentre todos esses Livros, podemos dividi-los da seguinte forma:

  • Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis – Grupo denominado como “Profetas Anteriores”: Relatos mais ou menos contínuos, com a apresentação da história do povo desde a conquista da terra até o exílio na babilônia. Esses livros mostram que a história de Israel depende da atitude que o povo toma na aliança com Deus. Se o povo é fiel à aliança, Deus lhe concede à benção.
  • 1 e 2 Crônicas, Esdras e Neemias – Grupo denominado “Escritos”: Esses livros abordam o tempo do pós exilio babilônico até meados do sec. III a.C. A preocupação básica é fundamentar e organizar a comunidade depois do exilio na Babilônia.
  • Rute, Tobias, Judite e Ester – Grupo denominado como “Rolos Festivos”: A intenção desses livros é apresentar modelos particulares de vivência e aplicação da fé dentro de situações difíceis, principalmente enfrentados pelos judeus fora de sua terra.
  • 1 e 2 Macabeus: Nesses livros há o relato da resistência heroica de um grupo de judeus diante da dominação estrangeira que ameaça destruir a identidade cultural e religiosa da comunidade judaica.

Entender o papel dos Livros Históricos é importante para a compreensão do relacionamento de Deus com o povo da aliança.

A mensagem dos Livros Históricos aponta diretamente para a vinda do Messias como o verdadeiro Filho de Davi no qual se cumprem todas as esperanças acerca de um reino perfeito, eterno e glorioso.

 

Jéssica Delmoni

Paróquia de Santa Catarina Labouré

Arquidiocese de Maceió