Experiências nas assembleias online e expectativas para o retorno das assembleias presenciais

Durante o período em que a pandemia do COVID-19 assolou o mundo, todos tiveram que se adaptar para conviver diante da nova realidade. O Conselho Nacional do Segue-me (CNS) costumava reunir seus membros em assembleias presenciais, mas desde abril de 2021 foi necessário adotar o formato online para que os encontros pudessem ocorrer e continuar as discussões que tem o propósito de unificar ainda mais o movimento pelo Brasil.

Foram necessárias 05 (cinco) assembleias virtuais ao longo dessa fase de distanciamento social. Conversamos com a Camila Cunha Rocha, da Diocese de Anápolis, que está há 15 anos no movimento e hoje atua como Jovem Coordenadora Nacional, e ela contou como foi viver essa experiência das assembleias virtuais.

“Foi uma experiência diferente que trouxe muitos frutos para nosso movimento, nos ajudou a atravessar as dificuldades do tempo da pandemia sem deixar que nossa missão se paralisasse completamente, devido a realidade do isolamento. A assembleia on-line foi bem mais frutuosa do que imaginávamos, mas só foi possível graças a presença e comprometimento de todos os conselheiros que nos ajudaram a ter bons resultados no formato on-line com a dedicação de cada um. ” – Disse ela.

O Padre Valdir Cândido, Diretor Espiritual do CNS, também falou positivamente sobre as assembleias virtuais. Através dessa iniciativa do conselho em se reinventar, foi possível dar continuidade a reflexão e aprovação de matérias importantes para o movimento. Destacou que a utilização das plataformas digitais para a realização desses encontros teve um resultado produtivo e viabilizou a participação massiva de praticamente todos os representantes das (Arqui)Dioceses.

Além disso, em virtude da excelente experiência, ele reforçou que as reuniões e assembleias em formato virtual é uma realidade que irá continuar e vai coexistir com os encontros presenciais.

No início de julho teremos a retomada das assembleias presenciais. A 7ª Assembleia Nacional do Segue-me acontecerá na Diocese de Camaçari, em Madre de Deus/BA. Padre Valdir afirmou o anseio pelo encontro, que tem como principal foco o encerramento dos estudos do documento da 2ª Etapa do Segue-me, para que até dezembro possa ocorrer a aprovação e publicação desta edição. A expectativa é de que os conselheiros consigam avançar e cumprir a meta para que em 2023 inicie a implantação deste documento nas (Arqui)Dioceses que queiram participar.

Por fim, a jovem conselheira, Camila, que também participará do retorno das assembleias presenciais, afirma que está “ ansiosa para mais uma vez termos essa oportunidade de estarmos juntos, conhecer os novos conselheiros e contribuir em unidade para o fortalecimento do movimento, com o intuito da finalização do documento da segunda etapa”.

Que Deus os ilumine nessa jornada de sabedoria e unidade.

 

Savina Camelo

Paróquia Santa Catarina Labouré

Arquidiocese de Maceió/AL