“Que sejam um!”

(Jo 17,21)

 

O DNJ surgiu em 1985 como uma atividade permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontecendo sempre no último domingo do mês de outubro (esse ano, dia 25) com a intenção de reunir jovens em cada (Arqui)Diocese do nosso país para celebrar a vida de forma alegre e comprometida tendo como base, Jesus Cristo.

No dia 20 de agosto foi revelado o lema e a identidade visual, e ainda, disponibilizado o subsídio (documento oficial) de preparação para esse dia. “Que sejam um!” (Jo 17,21), o lema nos convida a sermos unidade, “que sejamos um em Cristo para que todos os jovens tenham vida”. ¹

Com um design colorido, atrativo e jovial, a intenção foi expressar a unidade, mesmo que com suas formas e cores em movimento, tudo se encontra em um ponto comum, o centro que se encontra a Cruz. Os jovens da Comunidade Kadosh explicaram sobre esse design:

“No centro está a Cruz, símbolo mor da fé cristã, onde todas as outras ‘formas’ ajustam-se no cartaz, visto que na cruz, Jesus ‘derrubou o muro de separação que havia no meio, a inimizade […] Por meio dele, podemos todos apresentar-nos ao Pai em um só Espírito’ (Ef 2, 14-18). Podemos então ver — ainda que indiretamente — um convite aos jovens do Brasil a pôr Cristo no centro novamente e alcançar, com fruto desta cristocentria, o dom de uma unidade estabelecida em Jesus” ²

O subsídio oficial serve como preparação para viver o DNJ e esse ano ele traz o conceito sobre o diálogo e sua importância para a juventude, dividido em 3 encontros com reflexões, música, orações e sugestões extras para aprofundar o conhecimento. Uma parte, denominada Lectio Divina que partilha a mensagem de Deus, além de outro seguimento que traz dicas de ações para uma vida missionária.

Confira um pouco sobre cada encontro:

– 1 Encontro: “O diálogo: fruto do encontro com o Senhor”

Objetivo: reconhecer que o diálogo, ferramenta de amor e acolhida, brota da intimidade com Deus a medida em que, com Ele, aprendemos a escutar e acolher.” (Subsídio DNJ 2021, pág. 6)

– 2 Encontro: “Expressões juvenis: juntos na edificação da igreja”

Objetivo: reconhecer a beleza das diferenças e dispor-se a um diálogo sincero e acolhedor com as diferentes expressões juvenis, dentro e fora da Igreja.” (Subsídio DNJ 2021, pág. 10)

– 3 Encontro: “Diálogo em redes”

Objetivo: sensibilizar para a importância do diálogo e da verdade, sobretudo no contexto das mídias digitais.” (Subsídio DNJ 2021, pág. 14)

 

Para concluir, destacamos que o subsidio e um documento bem completo e interessante para todos que desejam vivenciar o Dia Nacional da Juventude, e até mesmo outros dias. O arquivo está disponível gratuitamente no site que está nas referências desse texto.

 

Bruna Borges Bianchi

Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia

Arquidiocese de Uberaba- MG

 

Referências:

¹ https://jovensconectados.org.br/dnj-2021-que-sejam-um-faca-o-download-do-subsidio-e-una-se-a-jovens-do-brasil-todo.html

² https://www.cnbb.org.br/jovens-conectados-divulgam-cartaz-para-o-dia-nacional-da-juventude-2021/