No vasto rol de santos e santas da Igreja Católica, encontramos figuras inspiradoras que nos mostram caminhos de amor, compaixão e dedicação ao próximo. Um desses exemplos notáveis é São Camilo de Léllis, cuja história e canonização nos encantam. Além disso, podemos identificar em sua vida ensinamentos valiosos que dialogam diretamente com a juventude de hoje, convidando-os a trilhar um caminho de santidade e serviço ao próximo.

São Camilo de Léllis nasceu em 25 de maio de 1550, na Itália. Inicialmente, sua vida não refletia os ideais cristãos que viriam a definir sua jornada futura. Ele era conhecido por sua natureza impulsiva e violenta, tendo servido como soldado mercenário e envolvido em vários conflitos. No entanto, um encontro transformador com um grupo de religiosos capuchinhos despertou nele um desejo ardente de mudança.

Diagnosticado com um tumor incurável e sem dinheiro para cuidar-se, Camilo partiu para Roma para pedir socorro no Hospital Santiago. No local, ele se ofereceu para trabalhar como auxiliar de enfermeiro, para assim também cuidar da sua enfermidade. Convivendo com as diversas realidades no hospital, ele foi sentindo que Deus o chamava a uma missão que seria também sua via de santificação: servir aos enfermos como se estivesse cuidando de Cristo.

Após sua conversão, São Camilo de Léllis dedicou-se ao cuidado dos enfermos, estabelecendo a Ordem dos Ministros dos Enfermos, conhecida como os “Camilianos”. Ele compreendia que o cuidado aos doentes era um chamado divino, uma oportunidade de encontrar Deus no serviço aos mais necessitados. Sua atenção amorosa e compaixão pelos enfermos eram admiráveis e se tornaram um legado de caridade e misericórdia.

Com o ardor no coração de continuar a servir os doentes e mais necessitados, Padre Camilo fundou a irmandade dos voluntários dos enfermos para cuidar dos doentes pobres e miseráveis. Muitos homens de bom coração se uniram a ele nessa obra, e assim o grupo foi crescendo, tornando-se uma congregação dos voluntários dos enfermos.

A canonização de São Camilo de Léllis, ocorrida em 1746, foi cercada por eventos extraordinários que reforçaram sua reputação de santidade. Por exemplo, relatos históricos mencionam que seus restos mortais foram exumados após 45 anos de seu falecimento e encontrados incorruptos, uma prova milagrosa de sua santidade. Esse fenômeno inexplicável fortaleceu a convicção dos fiéis de que São Camilo era verdadeiramente um santo aos olhos de Deus.

Atualmente, no Brasil, a Ordem dos Camilianos está presente em muitos estados, dentre eles em Santa Catarina no Seminário e o Hospital Iomorê; a Igreja e o Seminário de Jaçanã, a casa, o Ambulatório e o Santuário no Rio de Janeiro; parte do Seminário, localizado na Granja Viana, na cidade de Cotia, em São Paulo. No estado de São Paulo, na cidade de Santo André, está localizada a Paróquia São Camilo de Lellis.

A vida deste Santo oferece uma poderosa mensagem aos jovens de hoje. Ele nos mostra que, independentemente de nosso passado, sempre há espaço para a mudança e a busca de uma vida virtuosa. Sua trajetória, de soldado a servidor dos doentes, nos incentiva a redirecionar nossas energias para o serviço aos outros, deixando para trás o egoísmo e a indiferença que muitas vezes prevalecem em nossa sociedade.

 

A história de São Camilo de Léllis nos revela um exemplo tocante de como a vida de uma pessoa pode ser transformada pelo amor e pelo serviço aos outros. Sua canonização, repleta de curiosidades e sinais de santidade, inspira-nos a acreditar que a juventude de hoje pode encontrar um propósito nobre em sua jornada, seguindo os passos de São Camilo e buscando viver a santidade no cotidiano. Que a história desse santo continue a ecoar, incitando-nos a colocar o amor e a compaixão em ação, tornando o mundo um lugar melhor para todos.

 

Felipe Caribé de Andrade

Paróquia Santa Catarina de Labouré

Arquidiocese de Maceió – AL