Hoje, realizou-se a III Assembleia Nacional do Segue-me 100% Virtual. Mas… Por que tivemos tantas Assembleias neste semestre, já que o costume era ser uma anualmente?

Vamos descobrir algumas diferenças entre uma Assembleia Virtual e uma Assembleia Presencial para tentar responder a essa pergunta!

1. Local

Quando a Assembleia Nacional do Segue-me é em formato presencial, a escolha da cidade-sede funciona da seguinte forma: a (Arqui)Diocese que gostaria de receber o evento se candidata de forma livre e espontânea na Assembleia que está acontecendo. Mediante a candidatura, há uma votação entre os Conselheiros, dando preferência para os lugares que nunca receberam a Assembleia. Por exemplo, em 2019, no segundo semestre, a VI Assembleia Nacional do Segue-me ocorreu em Brasília – DF, e nesse encontro foi votado para que Camaçari – BA fosse a próxima cidade-sede da VII Assembleia em 2020, se tudo tivesse permanecido de forma normal.

Devido à pandemia, o local não precisou passar por votação, afinal, toda reunião agora tem como local uma plataforma virtual de vídeo chamada. Assim, podemos dizer que o local escolhido para a Assembleia Virtual foi a casa de cada membro do Conselho Nacional do Segue-me (CNS) que se dispuseram, mesmo em um momento tão delicado e difícil, a continuar as atividades do Movimento.

2. Duração

A Assembleia Presencial acontece durante um final de semana, de sexta à domingo, tendo o cronograma de atividades comumente distribuído assim:

Sexta-feira é o dia de chegar e trabalhar! Todos os Conselheiros chegam à cidade-sede para dar início às atividades da Assembleia. Neste dia, mesmo com cansaço de viagem, nosso Batalhão Conselheiro já inicia a análise dos documentos.

Sábado é o dia de trabalho intenso! No período da manhã e da tarde, com intervalo para as refeições, nossos Conselheiros continuam o debate das melhorias dos documentos em análise, sendo recompensados à noite com um momento cultural característico da cidade-sede.

Domingo é o dia do Senhor e da despedida! Neste dia, no momento do almoço de confraternização, se encerram as atividades da Assembleia, deixando aquela ansiedade para a próxima que virá 🙂

Já a Assembleia Virtual, acontece em um único dia do final de semana, preferencialmente, no sábado. As atividades são distribuídas em duas horas de vídeo chamada, fazendo uso da dinâmica do levantar a mão virtualmente para que os Conselheiros tenham o direito da palavra.

3. Produtividade

Como sabemos, as Assembleias Presenciais são realizadas em um final de semana, começando na sexta-feira e finalizando no domingo. Com uma programação extensa, as discussões conseguem ser mais rápidas e produtivas por todos estarem unidos no mesmo ambiente.

Já no formato virtual, temos um cronograma bem reduzido para que não fique cansativo. Devido ao pouco tempo de discussão, foi necessário fazer três Assembleias neste primeiro semestre de 2021 para que se pudesse finalizar algumas pautas da Unificação do Documento da 2ª Etapa do Segue-me.

Assim, as Assembleias Presenciais são mais produtivas já que, em um único final de semana do ano, conseguem debater diversos temas e pautas para a unificação do nosso Movimento.

4. Fazer novas amizades!

O Segue-me nos proporciona conhecer diversas pessoas, sotaques, culturas e cidades, criando-se laços de amizades que levaremos para a vida inteira.

Quando estamos juntos de forma presencial, esses laços criam uma força maior, já que podemos interagir nos intervalos e trocar experiências, além de receber as pessoas em nossas casas como hóspedes.

Infelizmente, na Assembleia Virtual, não conseguimos ter uma troca tão profunda quanto presencialmente, no entanto, facilita conhecer muitas pessoas – sem precisar enfrentar a ponte aérea – e até fazer entrevistas fora da Assembleia para produzir conteúdos para nossas redes sociais.

5. Conhecer o Brasil através do Segue-me

Uma das vantagens de ser seguidor é poder conhecer lugares lindos do nosso Brasil! 

Nossos Conselheiros visitam diversas cidades com as Assembleias Presenciais e outros seguidores também podem conhecer novos lugares ao se inscreverem no Congresso Nacional do Segue-me. Já tivemos Assembleias nas cidades Cuiabá – MT, Maceió – AL, Uberaba – MG, Itumbiara – GO, Valença – RJ e Brasília – DF. 

Imaginem quantos lugares pudemos visitar! Praias lindas em Maceió e Valença, as cachoeiras da Chapada dos Guimarães em Cuiabá, o Museu dos Dinossauros em Uberaba, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida em Brasília e o Rio Paranaíba em Itumbiara.

No meio virtual, não conseguimos visitar os pontos turísticos, mas podemos visitar a casa de cada um dos membros do Conselho e nos tornamos, de certa forma, mais íntimos.

 

Perceberam quantas diferenças nós temos de uma Assembleia para outra? 

Sempre, em qualquer situação, há pontos positivos e pontos negativos. Mas, a força de vontade de querer seguir a Cristo, independente de como o mundo esteja, é a maior motivação que podemos ter! 

Que continuemos assim, perseverantes no nosso chamado, independente de como o mundo esteja 🙂

Um beijo no coração!

 

Bruna Borges

Arquidiocese de Uberaba – MG

Mariana Rodrigues

Arquidiocese de Brasília – DF