No aniversário do Segue-me, deu rock, deu samba, deu unidade em Brasília. Confira!
Seguidores de diversos estados brasilieiros estiveram reunidos na chácara Manacá Marista, em Brasília-DF, de 29/11 a 01/12, para comemorarem os 40 anos do Segue-me no Brasil. O evento foi organizado pelo Conselho Nacional do Segue-me(CNS) e, principalmente, pela Arquidiocese de Brasília, que desde o início do ano realizou inúmeras atividades com o intuito de celebrar essa data tão importante para o movimento.
O final de semana foi marcado por três grandes momentos: A 6ª Assembleia Nacional do Segue-me, o Baile e a Missa de encerramento. A assembleia teve como objetivo discutir pontos do Documento da 2ª etapa, a fim de propor, assim como no DNS, a unidade. Iniciou na sexta, 29, com a recepção dos conselheiros e, depois, a santa missa. No sábado pela manhã, os membros de diversas (arqui)dioceses e do CNS participaram de uma adoração. Uma atividade bastante especial, ainda no sábado, foi a apresentação das palestras que farão parte da 2ª etapa do Segue-me. Este momento foi conduzido pelo padre Paulo Henrique (ex – membro do CNS), da Diocese de Anápolis.
No sábado, à noite, os seguidores participaram de uma atividade histórica. O tão esperado Baile ratificou uma das facetas do movimento que é a alegria. Segundo o Conselho Arquidiocesano de Brasília, o baile serviu para consolidar todas as festividades que ocorreram ao longo do ano.
No domingo, a arquidiocese preparou uma Missa em Ação de Graças por todos os trabalhos de evangelização já realizados e pela comemoração dos 40 anos. Na missa, estiveram presentes representantes de vários estados, confirmando mais uma vez que a unidade nacional, o maior objetivo do CNS, já é realidade.
Em relação ao evento, o jovem coordenador do CNS, Pedro Modesto, frisa que “Participar de um momento como esse é sempre gratificante. O baile foi um momento festivo, muito alegre. Na missa, agradecemos a Deus por esse movimento tão maravilhoso, que modifica a vida de tantos jovens. Na assembleia, tivemos a representatividade de todas as dioceses e todas deram contribuições nos momentos de discussões para a unificação do documento da segunda etapa do Segue-me”. O jovem coordenador acredita que na próxima assembleia, no primeiro semestre de 2020, em Camaçari- BA, o documento será concluído. A saber, em 2020, no segundo semestre, terá outra assembleia e será realizada em Campo Grande – MS.
A jovem coordenadora da Arquidiocese de Brasília, Cássia Dantas, ainda se encontra em êxtase. Para ela “Festejar os 40 anos do Segue-me não é apenas comemorar sua longevidade, mas comemorar os grandes passos dados até aqui. Não atoa, nos tornamos um movimento nacional.”. Ela reforça que todos esses anos foram de luta e resistência para manter a essência do movimento. Sobre este ano, Cássia assevera que “Este obviamente é um ano especial, uma movimentação gigante não somente em Brasília, mas grandes esforços em cada lugar onde promoveu essa festa. Falo por Brasília, o quanto pudemos crescer neste ano e entender o que Deus quer de nós”.
“Que não nos aquietemos, que sejamos manifestação de sua verdade como mobilizadores da fé e da evangelização. É lindo fazer parte dessa história”, preconiza a jovem coordenadora.
O Segue-me ganhou um presente durante o final de semana. E não foi qualquer presente. O padre Antonio Chirulli, o primeiro Orientador Espiritual do Segue-me de Brasília, mandou um recado a todos os seguidores. Ele disse: “Uno-me a vocês para agradecer a Deus e à Virgem Aparecida por vossa perseverança, por vosso crescimento e por vosso interesse em seguir a Cristo e por serem apóstolos para chamar outros a segui-lo”. Chirulli mora atualmente na Colômbia e, por e-mail, não deixou de reforçar a necessidade da busca constante pela verdade. Segundo ele, só a verdade, que está em Cristo, libertará os cristãos da corrupção e da desordem, tão presentes no mundo atual.
“Meus parabéns, meus amados seguidores! Desejo, com grande esperança, que com Cristo vocês experimentem essa grande liberdade, uma fonte de felicidade e grande alegria. Abençoo-vos e vos abraço”, finalizou o padre.