“É Deus que te faz entender toda poesia, que torna mais valiosa a vida e prova que ainda dá pra ser feliz…”

 

Era uma sexta-feira de um ano qualquer quando você, seu primo, seu afilhado, seu amigo e eu conhecemos o Segue-me.  Era uma cidadezinha no meio do nada, era a capital do país, eram vários outros tantos lugares desse nosso Brasil inteiro. Era Deus , com aquela voz de pai, dizendo: “Vem e Segue-me”. Era Ele, o nosso pai, nos fazendo entender a poesia, escrita por Ele mesmo, a VIDA.

É o Segue-me ajudando milhares de jovens no processo de escuta desse Chamado. É um sentimento bonito que atravessa rios, mares, florestas, desertos até chegar a um lugar bom de viver. Esse lugar é a Unidade. É a unidade que fez com que padres, tios e centenas de jovens se reunissem por diversos anos para construírem um documento único, um objetivo único, um Segue-me singular. Uma singularidade que só se explica quando observamos e lidamos com a pluralidade. Somos diferentes na UNIDADE!

É o William Danilo, de Natal-RN, poetizando sobre esse movimento tão importante: “Ele reúne na unidade os diferentes. Atrai para a mesa os que estão dispersos. Aponta o caminho para quem está sem rumo. Acolhe os solitários e nos faz família. É a certeza da alegria na caminhada e a leveza da Palavra que convida ao serviço. Ele transforma a batalha da vida num Batalhão de Amor”!

É esse batalhão de amor que está sempre na luta. Estamos porque temos ao nosso lado JESUS CRISTO. Sobre o nosso Bom Pastor, o seguidor Edilson Alves escreve: “Ele é o Verbo divino, que se fez frase na voz do Anjo e poesia no ventre de Maria. Ele é o Verbo que conjuga as existências. Ele escande todas as vidas e lhes dá a justa medida de ser um verso livre. Rimas pobres e ricas tornam-se rara…”

É o Manoel Bernardo, de Maceió, nos presenteando também com uma nota sobre o Segue-me. Ele nos diz: “É um chamado de Deus. É doar-se sem querer nada em troca. É a família que eu escolhi e que me acolheu de braços abertos. É encontrar tios que nos tratam como filhos e amigos mais chegados que irmãos. É ser instrumento de evangelização. É não saber expressar em palavras tamanho sentimento. É transformação de vidas, ou simplesmente, amor. É saber que Deus sempre estará ao seu lado”.

Sou eu, ousando também dizer que o Segue-me é : “Um despertar silencioso numa noite  de sexta-feira e aquela vontade absurda de mudar o mundo num dia de domingo. É a procura ansiosa por um abraço de Pai. É o sim que se renova todo dia. É o colo que a gente faz morada e,  nele, encontra a paz. É aquele sorriso largo que não se desfaz depois do Terceiro Ato. É também o show da vida, da lida, do NÓS e do laço. É o show que a gente ainda está ensaiando e, às vezes, errando feio…É aquele chamado bonito que insiste em nos acompanhar: ” Vem e Segue-me” É a vida que segue como o Segue-me( SEM PARAR)”.

 

Andra Ribeiro

Diocese de Porto Nacional-TO