Hoje a Igreja celebra a memória de Nossa Senhora com o título do Perpétuo Socorro, esse título tem sua origem em um ícone cheio de simbolismo onde mostra Nossa Senhora segurando o Menino Jesus acompanhados por dois anjos, um em cada canto da Imagem, além disso contém algumas inscrições espalhadas pela imagem.

Não se sabe ao certo qual a origem dessa imagem, nem quem a pintou ou quando e onde ela surgiu. O que se sabe é que aquele ícone se encontrava na Grécia durante o século XV, quando foi roubado e levado para Europa por um mercador que pretendia vende-lo. Durante a viagem o navio quase afundou e chegando ao continente o mercador adoeceu e teve uma visão de Nossa Senhora pedindo que aquele ícone fosse entregue em uma Igreja.

Muito doente o mercador não conseguiu realizar o que havia lhe sido pedido, por isso pouco antes de morrer confiou a um amigo a missão de devolver aquela imagem, mas esse amigo quando contou a sua esposa ela não acreditou e convenceu o marido a ficarem com aquela bela Imagem.

Depois de um tempo a mulher ficou viúva e certa noite durante um sonho, Nossa Senhora veio ao seu encontro e novamente pediu que a Imagem fosse entrega em uma igreja, e quando acordou na manhã seguinte sua filha contou que havia tido o mesmo sonho, foi então que a mulher acreditou e procurou uma Igreja para entregar a Imagem.

Séculos mais tarde aquele ícone foi novamente retirado da Igreja, dessa vez a Itália havia sido invadida pelo exército francês, a Igreja de São Mateus e muitas outras foram destruídas durante a invasão, por isso como forma de preservação alguns monges esconderam a imagem, depois disso passaram várias décadas sem ninguém a reencontrar.

Somente em 1866 que a Imagem foi redescoberta pelo Padre Marchi, Redentorista que quando jovem havia sido coroinha e conheceu alguns monges agostinianos que lhe contavam sobre a história deste Ícone. Sabendo de toda a história o Padre Marchi junto com seu superior apresentou aquela Imagem ao Papa Pio IX, que recomendou que os redentoristas trabalhassem em prol da popularização daquela antiga devoção.

E desde então a Imagem original se encontra em exposição na Igreja de Santo Afonso, Igreja que foi construída onde era a Igreja de São Mateus e em conformidade com o que o Papa Pio IX havia dito, a devoção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se popularizou e atualmente milhares de devotos rezam e pedem pela intercessão de Nossa Senhora por este título.

 

Wallyson F. Lira

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Diocese de Crato – CE