Já está disponível para todos nós o Plano Trienal da Pastoral Juvenil para o período que se inicia e, como não poderia ser diferente, vem para inspirar a realização de atividades concretas que fortaleçam o trabalho de evangelizar os jovens. É um verdadeiro chamado a ação para todas as expressões juvenis, que com a diversidade de carismas podem juntas levar o Evangelho de Jesus para mais pessoas.
O Plano Trienal é resultado de um sólido e muito exitoso trabalho de escuta feita pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) em todo o Brasil, com a participação dos assessores, padres e bispos referenciais dos regionais da CNBB, somado ao 3º Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil, realizado em junho do ano passado na Arquidiocese de Niterói (RJ).
Esse documento tem como norteador o texto de São Lucas, que narra o encontro de Cristo Ressuscitado com os discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35). Essa passagem traz diversos prismas de reflexões que estão expostos no Plano, vejamos um deles comentado pelo bispo de Valença/RJ e presidente da CEPJ, Dom Nelson Francelino Ferreira:
“Esse texto interpela as várias expressões juvenis a empenhar-se na missão de aquecer o coração dos jovens com a luz da fé e o calor da esperança e do amor, despertando nos jovens o desejo de encontrar Jesus e caminhar com Ele; de integrá-los na comunidade dos seus discípulos, ajudando-o a passar da ideia do cristianismo, como um conjunto de obrigações religiosas, à descoberta de um cristianismo como caminho para a luz, para a perfeição, para a vida Plena.”
O Plano Pastoral nos direciona para agir, nos impõe movimento e perseverança. É, sim, um guia que nos aponta caminhos para aprofundar nossa experiência com Jesus e tornar nossa fé concreta. Para esse novo projeto que se inicia, quatro eixos balizam as linhas de ações e reflexões da Pastoral Juvenil, que são: i) Formação; ii) Vocação e Missão; iii) Estruturas de acompanhamento e assessoria, e; iv) Cidadania: Casa comum e dignidade humana.
Assim como os discípulos de Emaús voltaram para Jerusalém para partilhar a alegria de estarem com o Cristo Ressuscitado, que os nossos jovens a partir dessas novas experiências possam se levantar contar a todos o que lhes aconteceu ao caminharem ao lado de Jesus.
Mas vamos lá! Não é para ficar apenas na leitura. O plano é propositivo e traz ações e objetivos para que se faça acontecer a ação evangelizadora entre os jovens.
Baixe e leia o Plano Trienal da Pastoral Juvenil através do link:
https://jovensconectados.org.br/mdocs-posts/ao-seu-lado-plano-nacional
Savina Camelo
Arquidiocese de Maceió/AL
Paróquia Santa Catarina de Labouré