Estamos nas vésperas de iniciarmos mais uma quaresma, este que é um dos principais períodos do ano na tradição católica. É um período em que é feita a preparação para a Semana Santa que se inicia logo ao termino da quaresma. Neste período somos convidados a refletir sobre nossa própria vida e a nos aproximarmos cada vez de Deus.

Ao exemplo de Jesus que se retirou para o deserto após o seu batismo e lá passou 40 dias jejuando [1], se preparando para cumprir sua missão, nós também devemos de modo semelhante buscar esta preparação.

Penitências e jejuns são muito bem vindos nesse período, cada um deve, de acordo com sua realidade, escolher algum exercício ascético que melhor lhe convém, isto é, realizar atividades que contrariem nosso impulso natural ao pecado, estimulando assim o nosso autocontrole e nos libertando dos vícios da carne.

No passado as penitências consistiam em exercícios de mortificação da carne, como uso de silícios, que estimulavam o desconforto físico, mas na atualidade o mais comum é a realização de atividades mais “espirituais” como por exemplo a visita aos doentes e a prática da esmola, além de abstenção ou redução no consumo de certos alimentos.

As formas de realizações das penitências são as mais diversas e podem com facilidade encontrar diversos exemplos na internet, lembrando sempre, é claro, de buscar em sites católicos [2] e que devem ser escolhidas de acordo com as características particulares de cada pessoa pois não há uma penitência perfeita e universal, de modo que mais importante do que qual fazer, é decidir por fazer.

Também é bastante aconselhável que seja praticado com habitual frequência o sacramento da confissão, por meio dele obtemos o perdão pelos pecados que cometemos e além disso, se um dos objetivos da quaresma envolve nos tornarmos mais próximos de Deus, é fundamental que saibamos o que está nos afastando ou impedindo nossa aproximação.

A confissão, a ida a missa e a busca pela libertação de nossos pecados, são todos elementos que devem ser habituais em nossas vidas, sendo que no período quaresma devemos buscar aumentar a frequência deles, de modo que mesmo após o término deste período devemos continuar cultivando os hábitos adquiridos.

Devemos cuidar para que as mudanças do tempo quaresmal não se limitem simplesmente as cores das vestes litúrgicas [3], é importante que a mudança ocorra internamente dentro de cada um de nós, afim de, modo que possamos crescer cada vez mais na fé e na caridade, seguindo sempre, é claro, o exemplo de Jesus.

 

 

Wallyson F. Lira

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Diocese de Crato – CE

 

NOTAS

[1] Marcos 4, 1-2.

[2] Recomendo o site da Aleteia que possui uma ótima matéria com vários exemplos de possíveis penitências: https://pt.aleteia.org/2019/03/01/30-sugestoes-de-penitencia-para-a-quaresma/

[3] As cores das vestes dos padres e diáconos vária de acordo com o tempo litúrgico, no tempo comum se usa a cor verde, enquanto que durante a quaresma se usa o roxo.