A história de Nossa Senhora de Fátima é uma das mais bonitas e marcantes presentes no catolicismo brasileiro, responsável por levar milhares de fiéis ao Santuário de Fátima, em Portugal. Com a primeira aparição em 13 de maio de 1917, em um local chamado de “Cova de Iria”, Nossa Senhora apareceu aos pequenos pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta.
Representada em diversos filmes, livros e peças teatrais, o presente texto visa apresentar o filme “Fátima – A História de um Milagre” (Diamonds Filme, 2020, 1h53m. Disponível na plataforma digital Amazon Prime Vídeo), assim descrito na sinopse:
“Uma menina e seus dois primos jovens em Fátima afirmam ter testemunhado a aparição da Virgem Maria. Suas palavras inspiram os crentes, mas enfurecem a Igreja e os funcionários do governo. À medida que a notícia se espalha, dezenas de religiosos acorrem ao local na esperança de testemunhar o milagre. O que eles testemunham mudará suas vidas para sempre”.
Do filme, extrai-se que poucos acreditaram na pureza da veracidade dos fatos de três crianças. Taxados de mentirosos pelo governo e pela própria Igreja, os três pastorinhos passaram a viver, cada um, um calvário diferente. Com o tempo, a teimosia humana, com seu coração já contaminado com as barbáries do mundo, se flexiona às aparições e palavras de amor proferidas por Maria.
De acordo com texto de Jéssica Delmoni – publicado neste portal – e outras literaturas, na última aparição de Nossa Senhora de Fátima, diante de milhares de peregrinos, aconteceu o “Milagre do Sol”, no qual, após a aparição da Virgem Maria, constatou-se que o sol “tremia”, em uma espécie de “dança”, segundo relator.
No entanto, destaca-se aqui o comentário de Bruno Camelo[1], acerca dos caminhos narrativos que envolvem a história de Fátima: ao tentar propagar o discurso de amor de Nossa Senhora (fim da guerra e a paz), o ódio da população local foi produzido, e o afeto ofertado a uma criança gentil a torna maliciosa aos olhos da multidão.
Em 2022, esta obra cinematográfica nos convida a refletir e olhar para nosso interior. Questionamos se estamos prontos para encontrar nossa Mãe e, assim como ela afirmou, proclamar: “faça-se em mim segundo Tua vontade”.
O discurso e atitudes de ódio que vêm minando território em todo o mundo devem ser combatidos através de gestos de amor e acolhimento, com a sutileza e gentileza de três pastorinhos, de corações puros, que tiveram suas vidas transformadas pela fé.
Portanto, seguidores, quem ainda não assistiu, não percam! Preparem a pipoca, a bebida, o chocolate e o coração! Que Nossa Senhora de Fátima rogue por nós.
Raul Messias Lessa
Arquidiocese de Maceió-AL
Paróquia de Santa Catarina Labouré
[1] Disponível em: https://www.papodecinema.com.br/filmes/fatima-a-historia-de-um-milagre/. Acessado em 13 de julho de 2022.