O período da Quaresma – quarenta dias que antecedem a Páscoa – é a festa mais importante do calendário cristão. Tal período, cujo início e encerramento se dão, respectivamente, na quarta-feira de cinzas e quarta-feira santa, os fiéis são convidados a aprofundarem sua fé e a refletirem sua vocação Cristã, abstendo-se de alguns hábitos a fim de melhor concentrar suas atenções a Deus.

Nesse caminho, uma forma interessante de se aproximar ainda mais de Deus é rezar as Laudes. Afinal, o que são Laudes? Para a Comunidade Shalom[1], as Laudes são uma oração que desde os tempos remotos da Igreja rezavam-nas a fim de caracterizar o findar da noite que abre o dia.

Para Duarte[2], as Laudes são rezadas logo ao amanhecer, nas primeiras horas matutinas, a fim de consagrar a Deus o início de nosso dia e que Deus possa cuidar de nós ao longo de toda a jornada diária.

O objetivo de rezar as Laudes é santificar nosso dia de trabalho e estudo, pois Deus cuida de nós. Ainda que estejamos focados nas coisas do mundo, Deus está cuidando de nós, e do nosso dia, para que tudo ocorra conforme Ele planejar. Afinal, as rezamos quando ainda estamos sem qualquer preocupação do dia que está a raiar.

A oração das Laudes é composta de um hino, uma leitura e diversos Salmos, que nos permitem consagrar nossa manhã a Deus.

Feita a definição, é importante que saibamos como rezá-las. Ensina-nos a Arquidiocese de Belém[3] que o primeiro passo é o Invitatório, onde o ofício começa pelos versos de introdução:

“Abri os meus lábios, ó Senhor;

E a minha cara anunciará vosso louvor.”

 

Em seguida, tem-se o Hino, que pode ser cantado ou recitado de pé, sendo mudado a cada dia. Após, os Salmos (salmodia) – um cântico do Antigo Testamento e um de louvor são cantados ou recitados, sendo finalizados pelos seguintes versos:

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,

Como era no princípio, agora e sempre. Amém”.

 

Os salmos são então seguidos de uma Leitura breve de um texto bíblico extraído das Sagradas Escrituras, que muda todos os dias, assim como os Hinos e Salmos. Após a leitura, é respeitado um tempo de silêncio e meditação, para a conversa íntima do cristão com o seu Senhor, entregando seu dia de labor.

No Cântico Evangélico (ou Cântico de Zacarias), nós fazemos a experiência com Cristo Ressuscitado, sendo ponto culminante das Laudes. Ele lembra a promessa de Deus Pai a Abraão que vem ao encontro de sua esposa – a Santa Igreja Católica – por meio da ação evangelizadora.

Por fim, há as Orações de intercessão, a fim de consagrar a Deus nosso dia, nosso labor e rezar pela Igreja e evangelização do mundo. As orações são seguidas de um Pai Nosso e de uma benção, a fim de começar nosso dia como missionários de Deus.

Assim, neste Tempo de Quaresma e conversão, rezar as Laudes é uma forma de aproximar de Deus no início da manhã, sem preocupações anteriores, com a mente limpa e aberta para escutá-lo nos detalhes do dia. Ao entregar nosso dia a Ele, seguiremos estreitando nossos laços e nos preparando para a sua Páscoa.

 

Raul Messias Lessa
Paróquia de Santa Catarina Labouré
Arquidiocese de Maceió/AL

 

 

[1] Disponível em: https://comshalom.org/laudes-o-anuncio-de-um-novo-dia/. Acessado em 02 de março de 2023.

[2] Disponível em: https://santuario.cancaonova.com/artigos-religiosos/passo-passo-para-rezar-liturgia-das-horas/. Acessado em 02 de março de 2023.

[3] Disponível em: https://arquidiocesedebelem.com.br/laudes/. Acessado em 02 de março de 2023.