Hoje, dia 28 de maio, é celebrada a Solenidade de Pentecostes na Igreja Católica. A origem de sua palavra vem do grego pentekoste, que significa “quinquagésimo”. Isto porque a celebração ocorre no quinquagésimo dia após a celebração da Páscoa. Representa o Espírito Santo, enviado por Jesus, que desceu sobre os Apóstolos e nos convida a celebrar a presença d’Ele em nós.

Extraído dos Atos dos Apóstolos, escrito pelo Apóstolo Lucas, após a Ascensão de Jesus ao céu, celebrada no último Domingo, os discípulos retornaram a Jerusalém, cumprindo instruções de Jesus de esperar a promessa do Pai. Assim, enquanto estavam reunidos, “veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados” (At 2, 2).

De repente, o Espírito Santo desceu sobre eles em forma de línguas de fogo, capacitando-os com poder divino, onde todos ficaram cheios do Espírito e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava (At 2, 3-4).

Para o professor Felipe Aquino (2018), o Espírito Santo foi enviado por Jesus, agora glorificado como homem no seio da Santíssima Trindade, para assistir, guiar, animar e fortalecer a Igreja. De sentido oposto ao da Torre de Babel – que dividiu os homens, falando línguas diferentes –, no Pentecostes todos os povos falam a mesma língua através da efusão do Espírito Santo.

É naquele momento que começa a vida da Igreja, Corpo Místico de Cristo, que no poder do Espírito vai levar a salvação a todos os homens, através da revelação plena da Santíssima Trindade.

Portanto, a Solenidade de Pentecostes é um fato relevante na história da Igreja Católica, pois foi através da vinda do Espírito Santo que se deu início a ação evangelizadora para que todas as nações e línguas tenham acesso ao Evangelho de Cristo e à salvação.

Celebrar o dia de Pentecostes é celebrar a presença contínua do Espírito Santo em nós, a Igreja viva de Cristo. Peçamos à Santíssima Trindade que nos capacite para levarmos o Evangelho de Cristo aos confins da Terra, pregando com gestos e palavras o amor que Cristo nos ensinou, para que o mundo possa falar uma só língua: a do amor.

 

Raul Messias Lessa

Paróquia de Santa Catarina Labouré

Arquidiocese de Maceió- AL

 

REFERÊNCIA

  1. AQUINO, F. O que foi pentecostes? Canção Nova. Disponível em: https://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2018/05/18/o-que-foi-pentecostes/. 18 de maio de 2018. Acessado em 24 de maio de 2023.