“Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo”

São Jerônimo

Setembro é o mês em que a Igreja dedica uma atenção ainda mais especial à Bíblia, tendo início em 1971, ou seja, este ano é o 50° ano em que o mês da Bíblia acontece. Esta dedicação começou com o objetivo de promover uma maior presença da Bíblia na vida da Igreja, aproveitando assim, para aprofundar cada vez mais no texto divino.

A cada ano, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolhe um livro bíblico para ser trabalhado com uma ênfase especial. Assim sendo, este ano o livro escolhido foi a Carta aos Gálatas, escrita por São Paulo. Além disso, a escolha do mês não é sem motivo, afinal, no dia 30 de setembro se celebra a memória de São Jerônimo, um dos responsáveis pela tradução das Sagradas Escrituras para o latim.

Então, quem foi São Jerônimo?

São Jerônimo nasceu no ano de 340 [1], e era um grande estudioso das Escrituras, por isso, foi escolhido pelo Papa Dâmaso para produzir uma tradução oficial da Bíblia para o latim. Na época, havia várias traduções diferentes, o que gerava constantes confusões, pois o texto variava muito entre uma tradução e outra. Deste modo, São Jerônimo foi o escolhido para fazer a tradução que a Igreja seguiria, que ficou conhecida como “Vulgata”.

Foi produzindo a Vulgata que Jerônimo passou a maior parte da vida, e por tamanho esforço, é até hoje reconhecido como um dos maiores Doutores da Igreja, padroeiro dos biblistas, sendo sua memória celebrada na data de sua morte, 30 de setembro.

Após mais de 1600 anos da morte de São Jerônimo, a Bíblia se tornou extremamente acessível, sendo possível encontrar suas traduções nos mais diversos idiomas, ou seja, na maioria dos países se consegue ter acesso às Escrituras sem dificuldade, fazendo com que seja o livro mais vendido e lido de toda a História.

É muito raro um católico que não tenha uma edição bíblica em casa, entretanto, não é tão comum o hábito de ler a Bíblia quanto o de possuir uma, por isso, apresento aqui algumas dicas que podem contribuir para aqueles que desejam cultivar o hábito da leitura da Bíblia:

1. Comece devagar

A Bíblia possui textos muito densos e um vocabulário pouco acessível para muitas pessoas, por isso, não adianta tentar ler com muita pressa, pois isso fará com que você perca muitas mensagens importantes escritas ali.

2. Busque apoio!

Quando falamos de um texto tão cheio de significados, é normal que fiquemos confusos e não consigamos entender corretamente partes do texto, por isso, é sempre interessante buscar quem possa nos ajudar nessa leitura. Na internet, é possível localizar vários padres, bispos e teólogos em geral que disponibilizam vídeos e textos comentando passagens específicas da Bíblia, sendo necessário ter cautela e se certificar que esses textos estejam de acordo com a interpretação da Santa Igreja.

3. Compre uma boa edição

Existem muitas edições da Bíblia disponíveis, isto é, é importante sempre buscar por aquelas que possuam boas notas de rodapé, por ajudarem muito na compressão do texto.

4. Estabeleça um plano de leitura

A Bíblia pode ser lida de vários modos diferentes:

  • Você pode ler os textos em ordem de organização dos livros – começando por Gêneses e terminando em Apocalipse;
  • Você pode acompanhar a liturgia diária, seguindo as leituras do ano litúrgico que estamos vivendo;
  • Ou, você pode ler primeiro o Novo Testamento e depois o Antigo, quer dizer, fica a critério de cada um.

5. Seja constante!

O principal para transformar uma atividade qualquer em um hábito é a constância, e para a leitura da Bíblia não é diferente! Por isso, tente criar uma rotina de leitura, determine um horário em que todos os dias você possa ler um pouco, e com o tempo, isso vai se tornando uma prática diária sem maiores esforços.

Essas são algumas dicas! Espero que ajudem para que você leia e conheça cada vez melhor a Palavra de Deus. Começar algo novo, com toda certeza, é muito difícil. Mas, na grande maioria das vezes, vale a pena, ou no nosso caso, vale a nossa salvação.

 

Wallyson F. Lira

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Diocese de Crato – CE

 

Nota:

[1] Informações sobre a vida de São Jerônimo, disponível em: <https://arqbrasilia.com.br/sao-jeronimo/#:~:text=Jer%C3%B4nimo%20nasceu%20em%20Estrid%C3%A3o%2C%20na,estudos%20de%20grego%20e%20latim>. Acesso em: 05 set 2021.