Saulo de Tarso, nasceu em Tarso, na Cilíca – hoje uma região da Turquia –, no ano 5 da era cristã. Filho de uma família judaica, gozava dos privilégios da sociedade romana, onde frequentou a comunidade judaica e as sinagogas, tornando-se tecelão e trabalhando com seu pai. Ao chegar em Jerusalém, no ano de 29, os discípulos de Jesus eram mais de cinco mil; todavia, Saulo não acreditava que Ele era o Messias, razão pela qual tornou-se perseguidor das primeiras comunidades cristãs.

Entre os anos 31 e 36, a caminho de Damasco a fim de ameaçar os discípulos do Senhor, Saulo teve a visão de uma luz incandescente e ouviu a voz de Jesus que lhe disse: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (At 9:4). No mesmo instante, uma cegueira se apoderou de Saulo, deixando-o cego por três dias, até que Ananias vai ao seu encontro, preparando seu batismo e convertendo Saulo ao Cristianismo; configurando – analogicamente – sua morte e posterior ressurreição em Cristo.

A conversão de Saulo passa a ser um dos mais importantes eventos na história da Igreja de Cristo. Saulo, que também se chamava Paulo (At 13:9), escreveu as epístolas paulinas, textos fundamentais para a teologia cristão e a história da Igreja Católica Apostólica Romana. Escrevendo para as comunidades que visitara, Paulo buscou pregar e ensinar as máximas cristãs.

A doutrina de Paulo modificou a estrutura de nossa Igreja, que passou a dialogar com povos de todo o mundo. Seus ensinamentos esclareceram que Jesus veio para introduzir uma nova aliança de Deus com o seu povo, desta vez, tendo como princípios o amor, a unidade e a caridade.

Em um de seus escritos mais marcantes, São Paulo transparece que a coisa mais importante para o cristão é o amor, a caridade para com o próximo. Ainda que falássemos a língua dos homens e dos anjos; ainda que tivéssemos o dom de profecia, conhecendo todos os mistérios e toda a ciência; ainda que tivéssemos toda a fé ou até mesmo se distribuíssemos toda a nossa fortuna aos pobres. Sem amor, nada seríamos, pois este tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta (1 Cor 13).

Nestes versos, São Paulo – com extrema delicadeza – nos apresenta o amor ágape, aquele que não busca nada para si mesmo; que se entrega por inteiro, isto é, o amor de Deus por nós. Aquele amor que vem do sacrifício pessoal para o benefício da pessoa amada, sendo capaz de renunciar a si mesmo; amor que se doou na cruz para que tenhamos vida.

Nessa senda, Paulo buscou demonstrar a importância da Igreja de Cristo. Muito embora haja diversidade de dons, ministérios e operações, um só é o Espírito. Nossa comunidade é plural, a uns é dado o dom da ciência, a outros o dom da palavra, a outros o dom da música, a outros o dom do silêncio. Todos nós temos nossos dons que devem ser usados para a Igreja de Cristo, pois “o corpo não é um só membro, mas muitos” (1 Cor 12:14).

Portanto, precisamos entender que a Igreja é o Corpo de Cristo e nós fazemos parte dela. Embora muitos sejam os membros, um só é o corpo. Não devemos deixar nossas vaidades e miudezas humanas interferir na comunidade que é o corpo de Cristo. Sejamos propositivos e colaborativos. Ajamos todos em convergência com o Evangelho para que possamos gozar do sentimento de pertencimento de sermos partes da mesma família: a Igreja de Cristo.

A dificuldade destes tempos de polarização e ódio disseminados nas redes sociais nos faz refletir a importância de praticarmos a unidade fundamentada na caridade. Caridade com nosso próximo e com nossos familiares. Caridade que tornará nosso país um lugar melhor, com maior unidade e menor desigualdade entre seus habitantes. Somos Igreja, somos um!

Maceió, 17 de janeiro de 2022.

Raul Messias Lessa
Arquidiocese de Maceió/AL
Paróquia de Santa Catarina Labouré

 

REFERÊNCIAS:

CONVERSÃO DE SÃO PAULO. Canção Nova. Disponível em: https://santo.cancaonova.com/santo/conversao-de-sao-paulo-o-apostolo-dos-gentios/. Acessado em 17 de janeiro de 2022.

FRAZÃO, D. São Paulo, Apóstolo. E-biografia. Disponível em: https://www.ebiografia.com/sao_paulo/. Publicado em 26 de julho de 2021. Acessado em 17 de janeiro de 2022

SÃO PAULO APÓSTOLO. Arquidiocese de São Paulo. Disponível em: https://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/sao-paulo-apostolo. Acessado em 17 de janeiro de 2022.