Impossível? É com ela!

Vamos saber um pouco mais da Santa que foi esposa, mãe, viúva, consagrada e santa. Ufa! Isso mesmo, Santa Rita de Cássia, teve uma vida muito parecida como vemos em nosso dia a dia. Claro, guardando as proporções da época.

Figura 1 – Santa Rita de Cássia (Fonte; https://www.iquilibrio.com/blog/espiritualidade/cristianismo/santa-rita-de-cassia/)

A Esposa

A jovem Margherita Lotti, que conhecemos como Santa Rita nasceu em Roccaporena, pertinho de Cássia, na Itália. Apesar de seu desejo na vida consagrada, sua família arranjou seu casamento, como de costume na época.

Em seus 18 anos de casamento, ela passou maus bocados com seu marido, o Sr. Paolo Ferdinando, que a traia, gostava de uma bebida e trazia muitos maus exemplos para os dois filhos do casal.

Com paciência, amor e oração, seu marido se converteu ao cristianismo, mas sua vida desregrada ajudou-o a construir muitos inimigos, culminando em seu assassinato.

Mãe e viúva

Após a morte do pai, seus filhos cultivaram o desejo de vingança por sua morte. Rita, em suas orações, pedia a Deus que não os deixasse cometer esse pecado. Ambos os meninos ficaram doentes e faleceram antes de levarem a cabo sua vingança.

A viúva então decidiu dar um rumo, muito desejado desde nova, em sua vida, procurando o convento das Irmãs Agostinianas. As irmãs, porém não a aceitaram devido a ter sido casada e ter tido uma vida conturbada.

Vida Consagrada

Após uma ajudinha de São Francisco, São Nicolau e São João Batista, que de forma inexplicável fizeram ela acordar dentro do convento.

A partir daí, Rita viveu uma vida de oração e obediência.

Curiosidades

  • Para testar a vocação e obediência de Rita, a madre superiora ordenou que ela regasse um pedaço de pau seco no jardim durante um ano. Sem contestar, Rita o regou, com paciência e amor. Depois de um ano, daquele pau seco nasceu uma videira que até hoje produz uva.
  • Rita sempre orava aos pés da cruz, olhando para Jesus crucificado. Certo dia, diante dele, pediu que pudesse sentir ao menos um pouco das dores de sua crucificação. Foi então que Rita recebeu na testa uma das feridas da coroa de espinhos de Jesus. 
  • Aos 76 anos, Rita faleceu, no dia 22 de maio. No momento de sua morte, os sinos da cidade tocaram sozinhos, a ferida cicatrizou e o corpo dela, que antes era reconhecido pelo odor da chaga, começou a exalar um cheiro suave de rosas. 

Santa Rita de Cássia é conhecida como a “Santa dos Impossíveis”. Não é por menos, pois sua vida foi um exemplo de que nada é impossível se tivermos fé e oração.

No Brasil, a santa possui muita devoção, sendo que no nordeste é considerada a Madrinha dos sertões. Já na cidade de Santa Cruz, Rio Grande do Norte, ela é sua padroeira, onde está a maior estátua católica do mundo, com 56 metros de altura.

Figura 2 – Estátua de Santa Rita (Fonte https://papocultura.com.br/santa-rita-de-cassia/)

Oração a Santa Rita de Cássia

Ó Poderosa e Gloriosa Santa Rita de Cássia, eis, a vossos pés, uma alma desamparada que, necessitando de auxilio, a vós recorre com a doce esperança de ser atendida por vós que tem o título de Santa dos casos impossíveis e desesperados. Ó cara Santa, interessai-vos pela minha causa, intercedei junto a Deus para que me conceda a graça, de que tanto necessito, (fazer o pedido). Não permitais que tenha de me afastar de vossos pés sem ser atendido. Se houver em mim algum obstáculo que impeça de alcançar a graça que imploro, auxiliai-me para que o afaste. Envolvei o meu pedido em vossos preciosos méritos e apresentai-o a vosso celeste esposo, Jesus, em união com a vossa prece. Ó Santa Rita, eu ponho em vós toda a minha confiança. Por vosso intermédio, espero tranquilamente a graça que vos peço. Santa Rita, advogada dos impossíveis, rogai por nós.

 

Tia Renata Martins Lopes

Paróquia São Sebastião – Três Rios

Diocese de Valença – RJ

 

Referências

https://santo.cancaonova.com/santo/santa-rita-de-cassia-conhecida-como-santa-dos-impossiveis/

https://www.unitur.com.br/esposa-mae-viuva-consagrada-e-santa-conheca-historia-de-santa-rita-de-cassia/