“Quando vou me confessar é para me curar, para curar a minha alma. Para sair com mais saúde espiritual. Para passar da miséria à misericórdia.” – Papa Francisco
Se você sente que este ano fez uma quaresma morna, deu aquela enrolada na oração, e escolheu uma penitência apenas por costume, então te convido a ler o texto até o fim e conferir a mensagem do Papa Francisco para nós.
Todos os meses, através da Rede Mundial da Oração, é divulgado O Vídeo do Papa. Agora em março o tema foi, O Sacramento da Reconciliação. Nosso querido Pontífice escolhe sempre um assunto pertinente para nos passar uma mensagem forte de fé e esperança. O objetivo vai além de gerar apenas reflexão. O convite é para orar e agir, exercer uma fé viva, capaz de transformar a nossa realidade interior e exterior.
Assista ao vídeo abaixo com a mensagem do Papa para você:
Estamos na reta final da quaresma, faltam apenas 7 dias para a Páscoa, e falar sobre a confissão não poderia vir em hora melhor. Se você não conseguiu se preparar com profundidade para celebrar a Ressurreição de Cristo, então buscar o Sacramento da Reconciliação de coração e com toda a entrega certamente te renovará, para, no domingo pascal, poder estar em plena comunhão com Deus.
A mensagem do Papa reforça a essência desse sacramento: é remédio, é alimento, é substrato para nossa alma. Nossa própria natureza só encontra paz e felicidade quando estamos em amizade com nosso Criador. Não hesite em procurar a confissão e fortalecer esse elo de amor.
Todas as vezes que – em alguma medida – agirmos como o Filho Pródigo, é importante criar coragem e agir com humildade para percorrer o caminho de volta para casa. Que surja em nossa memória a lembrança de um Pai amoroso que espera por esse retorno, como disse o Papa Francisco: “No coração de Deus, nós estamos antes dos nossos erros”.
Se na sua cidade as atividades das igrejas foram interrompidas, suspendendo as confissões, não desanime. O próprio Catecismo orienta que nessas situações excepcionais, nas quais não é possível encontrar um sacerdote, os fiéis recorram à confissão espiritual, você pode fazê-la da seguinte maneira:
1) Faça seu exame de consciência;
2) Confesse a Deus cada um de seus pecados;
3) Peça perdão a Ele de todo coração e reze a oração do Ato de Contrição;
4) Prometa que procurará um sacerdote para se confessar assim que voltar a ser possível.
Oremos para viver uma santa e abençoada Páscoa; que ao reunirmos nossas famílias se torne nítida a presença do convidado de honra no meio de nós. Celebremos, pois Cristo vive!
Savina Camelo
Paróquia Santa Catarina Labouré
Arquidiocese de Maceió/AL
Referências:
https://thepopevideo.org/?lang=pt-br
https://pt.aleteia.org/2020/03/20/papa-como-fazer-uma-confissao-espiritual-quando-nao-ha-padre/