Quando falamos em um grupo tão vasto, como os jovens católicos, é pouco provável que se consiga fazer uma definição que englobe a totalidade dos jovens, pois cada um com suas experiências e vivências particulares vão moldando sua personalidade conforme o que vive e sente.

Apesar disso é possível perceber que existem algumas características que são bem comuns e estão presentes em quase a totalidade dos jovens católicos, sendo assim vejamos alguns exemplos dessas características.

  • Espiritualmente Ativos: Atualmente existe uma grande oferta de possibilidades de exercer sua fé dentro da Igreja, existem muitos grupos como o próprio Segue-me que com frequência desenvolvem atividades como retiros, encontros e momentos de orações, além disso, muitas comunidades contam com missas diárias.
  • Engajados Socialmente: Qualquer cristão quando vê uma pessoa passando por necessidades sente-se desconfortável com aquilo, por isso muitas iniciativas vêm surgindo a partir dos próprios jovens católicos de buscar formas de ajudar os necessitados, como distribuindo alimentos, roupas ou o que for necessário.
  • Participantes na Comunidade: Existe muita abertura e até mesmo uma necessidade de que os jovens se façam presentes na comunidade, nas diferentes pastorais e ministérios. Quase sempre existem espaços vagos, permitindo que cada um participe de acordo com sua vocação particular.
  • Formados na Doutrina: A internet é sem dúvidas um dos melhores mecanismos de aprendizado já criados, claro que para isso depende de como é usada, mas facilmente pode-se localizar várias fontes de ensinamentos confiáveis sobre a doutrina cristã.
  • Espiritualmente Missionários: Também a internet criou ainda mais nas pessoas uma necessidade de se expor, seja expor seus hobbies, estilo de vida ou também sua fé, e essa exposição da fé de muitas pessoas pode popularizar ainda mais religião e rompe com muitos paradigmas e estereótipos.

Todas essas e muitas outras são características comuns e desejáveis de serem encontradas nos jovens católicos, obviamente cada um vive essas características de modo e com intensidade diferente, alguns são mais dispostos para certas virtudes enquanto outros para outras.

Não é possível simplificar a vivência religiosa de milhares de jovens em uma lista por maior que seja, mas existe uma única característica que está sempre presente em todos os católicos que é a fé em Cristo, é o princípio base e elemento central da vida do cristão e é por ela que podemos deixar de lado as diferenças e nos unir todos com um mesmo propósito: Seguir a Deus.

 

Wallyson F. Lira

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Diocese de Crato – CE

 

 

Referência:

Qual é a identidade do jovem católico hoje?