Em 18 de maio de 1920, no condado de Wadowice, Polônia, nasceu Karol Józef Wojtyla. Vivendo uma infância comum, o jovem Karol gostava de futebol, jogando no time da escola, na posição de goleiro. Atropelado por um caminhão aos 23 anos, Karol sobreviveu e atribuiu à sobrevivência a confirmação da vocação sacerdotal que se manifestava desde sua infância, vindo a ser eleito Papa em 1978, e canonizado em 2014.
O conclave papal de agosto de 1978 elegeu o cardeal Wojtyla como papa após a morte de João Paulo I, que veio a falecer apenas 33 dias depois de sua investidura papal, despertando, até os dias atuais, conspirações. Assim que a fumaça branca se destacou no céu sobre a Praça São Pedro, o recém-eleito Papa João Paulo II – seu nome papal escolhido – se dirigiu à multidão de fiéis:
“Com obediência na fé em Cristo, meu Senhor, e com confiança na Mãe de Cristo e da Igreja, apesar das grandes dificuldades, eu aceito”.
A decisão de canonização do Papa São João Paulo II foi tomada pelo Papa Francisco em 05 de outubro de 2013, ocorrendo, de fato, em 27 de abril de 2014. O primeiro milagre atribuído a São João Paulo II, que deu início ao seu processo de canonização, foi o caso da irmã francesa Marie Simon-Pierre, que se curou do mal de Parkinson de um dia para o outro. Um outro milagre atribuído ao santo foi o de Floribeth Mora, que ingressou em um hospital da Costa Rica com um aneurisma cerebral grave, em 2011. De acordo com relato do Portal G1[1]:
Segundo seu próprio relato, ela teria feito uma prece a João Paulo II, pouco depois de receber seu diagnóstico, pedindo que este a curasse, no mesmo momento em que o falecido Papa era beatificado na Praça de São Pedro.
Passados alguns dias depois de sua internação, os médicos confirmaram que o coágulo no cérebro de Floribeth havia se dissolvido, eliminando assim a necessidade de tratamento. Um dos profissionais que lideraram seu caso, Alejandro Vargas, afirmou que nunca encontrou explicação científica para a súbita melhora de sua paciente.
Para Floribeth Mora, a razão é clara: foi um presente de Deus concedido pela intercessão de João Paulo II, a quem ela e sua família dedicaram orações constantes durante sua hospitalização.
Segundo confirmaram os médicos costarriquenhos, o ocorrido chegou ao conhecimento da arquidiocese de San José, que logo levou o caso às autoridades eclesiásticas de Roma. A partir daí a Igreja ordenou um processo para coletar informações, confirmar o relato de Mora e verificar se não havia alguma razão científica que explicasse a recuperação de Floribeth.
No entanto, mais do que comprovar milagres, sua canonização deu-se por uma vida inteiramente dedicada a Deus e à evangelização, inspirada por sua espiritualidade mariana, especialmente por ter sido um dos papas com o pontificado mais longo da história, totalizando mais de 27 anos. Olhando para a vida de João Paulo II, o santo dos nossos dias, podemos aprender o que o fez ser um dos Papas mais extraordinários de todos os tempos e o que o elevou rapidamente à glória dos altares.
Conforme matéria da Arquidiocese de Brasília[2], o lema escolhido por João Paulo II para seu pontificado foi: “Totus Tuus ego sum”, que traduzido significa “sou completamente teu”. O Papa São João Paulo II, sem sombra de dúvidas, reaproximou a Igreja Católica e seus fiéis de Maria Santíssima. Seu amor profundo por Nossa Senhora nos faz refletir e desejar ter o mesmo vínculo com a Mãe de Cristo, para que Ela nos acolha e conforte em meio aos turbilhões da vida.
“Sinto cada vez mais profundamente que me encontro totalmente nas mãos de Deus e me ponho continuamente à disposição de meu Senhor, encomendando-me a Ele em sua Imaculada Mãe”, disse Karol. Que Nossa Senhora, nossa Advogada, nos termos da peça de Ariano Suassuna, continue intercedendo por todos nós, seus filhos.
Papa São João Paulo II, rogai por nós!
Maceió, 17 de outubro de 2021.
Raul Messias Lessa
Arquidiocese de Maceió/AL
Paróquia de Santa Catarina Labouré.
[1] Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/07/conheca-os-milagres-que-podem-levar-joao-paulo-2o-a-se-tornar-santo.html. Acessado em 17 de outubro de 2021.
[2] Disponível em: https://arqbrasilia.com.br/a-piedade-mariana-de-sao-joao-paulo-ii/. Acessado em 17 de outubro de 2021.