No dia 29 de junho a Igreja está em festa, pois celebra a honra e memória de São Pedro e São Paulo, mártires e considerados as duas colunas da Igreja de Cristo.

Vamos começar entendendo quem eram essas duas pessoas que se tornaram a base da nossa Igreja.

São Pedro

“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja…” (MT 16,18). No evangelho de Mateus o próprio Jesus já revela a missão destinada a Pedro, um pescador chamado pelo próprio Jesus, que sempre esteve presente nos momentos mais importantes de sua vida.

Durante sua jornada como apóstolo, Pedro chegou a fraquejar na sua fé, chegando a negar Jesus nos dias próximos a sua crucificação, se arrependendo depois de tal fato.

Pedro tinha uma liderança natural e também era um grande pregador. Durante sua vida, realizou vários milagres e levou a palavra de Deus por onde passava.

Sua morte se deu numa das perseguições aos cristãos, sendo martirizado. Por não se julgar digno de morrer como o Senhor Jesus Cristo, Pedro pediu que fosse crucificado de cabeça para baixo.

São Paulo

Paulo viveu uma transformação radical em sua vida. De perseguidor a pregador do evangelho. Nos relatos bíblicos, Paulo estava a caminho de Damasco quando subitamente o cercou um resplendor de luz do céu e o próprio Jesus Cristo aparece para ele.

A partir desse encontro com Jesus, Paulo se torna um dos maiores pregadores da palavra de Deus. Em sua jornada escreveu muitos dos textos bíblicos conhecidos. Paulo também foi um grande missionário, numa missão de levar a palavra de Deus aos que não as conhecia, aos pagãos. Em suas viagens foram fundadas várias comunidades.

O martírio de Paulo também foi fruto das perseguições aos cristãos, sofrendo morte por decapitação.

Por fim, apesar de terem personalidades diferentes e terem usado caminhos distintos, São Pedro e São Paulo trabalharam, cada um da sua forma, nas bases da construção da Igreja de Cristo.

Pedro caminhou com Jesus, viveu com Jesus e viu sua morte.

Paulo transformou sua vida. A partir do momento que conheceu o amor de Deus, se tornou um de seus maiores defensores e propagadores.

Ambos tiveram a presença do Espírito Santo no início de sua jornada. Pedro em Pentecostes e Paulo através do batismo feito por Ananias.

Com isso podemos inferir que Deus, apesar de nossas diferenças de pensamentos e formas de agir, nos chama para seguir-Te para onde quiseres e sermos apóstolos com teus apóstolos.

 

Marcelo Tavares Martins

Paróquia São Sebastião

Diocese de Valença/RJ

 
Referências:

  • https://santo.cancaonova.com/santo/sao-pedro-e-sao-paulo-apostolos/
  • https://diocesedemaraba.com.br/noticia/as-colunas-da-igreja-de-cristo-sao-pedro-e-sao-paulo/
  • https://diocesedesaojoaodelrei.com.br/pedro-e-paulo-colunas-da-igreja/

Atos 9, versículo 3, Bíblia Sagrada.