Nos dias 25, 26 e 27 de novembro, realizou-se a 8ª Assembleia Nacional do Segue-me. A Arquidiocese de Natal/RN recebeu, na cidade de Natal, jovens e casais seguidores vindos de diversas partes do Brasil. O encontro teve como principal objetivo apresentar o Documento Nacional do Segue-me – 2ªEtapa.

A abertura da Assembleia ocorreu no ITEPAN (Instituto de Teologia Pastoral de Natal) com a Santa Missa, celebrada pelo Pe. Valdir e, em seguida, os conselheiros Arquidiocesanos de Natal deram as boas-vindas a todos os participantes. Logo depois aconteceu a apresentação dos conselheiros de cada (Arqui)Diocese, seguida da apresentação da dinâmica da Assembleia e pra finalizar o dia, um delicioso jantar com comidas típicas do Rio Grande do Norte.

No segundo dia, houve a aprovação da Ata da 7ª Assembleia Nacional do Segue-me, com a apresentação de nosso Site e Instagram mostrando as atividades e engajamentos da Equipe de Comunicação Nacional Tivemos o Momento Mariano em que houve uma caminhada até a Pedra do Rosário rezando o Santo Terço, que foi um momento de devoção a Nossa Senhora da Apresentação. Em seguida, tivemos o momento tão esperado, o lançamento do Documento Nacional do Segue-me – 2ªEtapa, que começou ser construído desde a 4ª Assembleia Nacional. O dia foi finalizado com a Noite Cultural, onde tivemos um arrasta-pé marcado com muita dança e alegria, recheado de comidas potiguares.

No domingo, último dia da Assembleia, iniciou-se com a Santa Missa na Catedral Metropolitana de Natal, logo em seguida foram feitas mais algumas atividades pela Coordenação CNS. Por fim, tivemos a eleição da próxima Assembleia Nacional do Segue-me que foi escolhida através de votação de uma lista tríplice, e as (Arqui)Diocese que se candidataram foram: Campo Grande/MS, Crato/CE e Luziânia/GO. Foi decidido que a 9ª edição desse encontro ocorrerá em Crato/CE, no segundo semestre de 2023.

 

Conversando com o Coordenação do Conselho da Arquidiocese de Natal…

Tivemos um bate-papo com o Conselho da Arquidiocese de Natal (Tio Neto, Tia Paula, Lara e Mailson) para sabermos como foram as expectativas e experiências para essa 8ª Assembleia Nacional do Segue-me. Segue abaixo os relatos e agradecimentos:

A Tia Paula, reforçou a importância do lançamento do Documento Nacional do Segue-me – 2ªEtapa: “Obrigada. Agradeço a todas as dioceses que vieram aqui e que puderam participar desse momento de lançamento da segunda etapa. Vai ser um momento grandioso e marcante para o Segue-me no Brasil.”

A jovem coordenadora Lara, declarou: “Foi muito gratificante. A gente teve um empenho gigantesco do batalhão de amor aqui de Natal. Nosso segue-me, é muito forte nos movimentos, então acabou que se tornou concorridíssimo. Todos queriam estar aqui, queriam vivenciar porque é algo totalmente diferente. Então apesar do tempo curto, a gente conseguiu.”

O Tio Neto, ao se referir sobre à Assembleia com uma sensação de gratidão: “Sem dúvidas e que nas próximas assembleias, mais dioceses possam participar e estar junto conosco nesses momentos tão importantes para o nosso movimento de engrandecimento e de interação da Diocese e Arquidiocese, o que faz cada vez nosso movimento ficar mais bonito e mais forte. E foi com muita alegria, muita satisfação e tudo feito com muito amor.”

O jovem coordenador Mailson espera que: “Vocês possam voltar à nossa cidade e que possamos fazer laços e amizades. A assembleia passa, mas a amizade fica, então sejam todos bem-vindos! Tudo foi feito com muito amor e carinho.”

 

A Assembleia Nacional do Segue-me, é um encontro que ajuda a solidificar a unidade nacional e impulsionar o crescimento do movimento e a possibilidade de sintonia entre os Conselheiros aumentando o vínculo desse batalhão de amor. O que podemos tirar desses dias incríveis é um sentimento de gratidão, então muito obrigada Natal, por nos acolherem tão bem.

Nos vemos em Crato!

 

Bruna dos Reis Soares Rabelo

Paróquia Nossa Senhora do Carmo

Diocese de Itumbiara/GO