A celebração da páscoa é o principal momento da Religião Cristã, nela é rememorada a Paixão, Morte e, especialmente, a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Uma celebração tão importante como esta não pode ser realizada de qualquer modo, por isso, nos dias que antecedem o domingo da páscoa é realizado o tríduo pascal.
O tríduo Pascal é uma celebração longa, dividida em três momentos e acontece ao longo de três dias. O tríduo começa na Quinta- Feira Santa a noite, se estende pela Sexta- Feira Santa e se encerra na noite do Sábado Santo quando celebra a vigília pascal. Nestes três dias são realizadas celebrações específicas de modo a melhor vivermos à solenidade pascal.
No primeiro dia do tríduo, na quinta feira, é celebrada a memória da última ceia de Jesus com os apóstolos, onde Jesus demonstra toda sua humildade se colocando à disposição dos discípulos como um servo e lhes lavando os pés, por isso nesta data a Igreja celebra a conhecida missa de lava pés.
Segundo a ordem dos acontecimentos, após a ceia do Senhor, vem sua Paixão, Jesus é capturado e morto. Nesta data especificamente acontece uma particularidade no calendário litúrgico, pois não há celebrações eucarísticas, já que a Igreja revive a morte de Nosso Senhor.
Por fim, na noite do sábado de Aleluia, a Igreja exulta o anúncio da ressurreição do Senhor. Cristo vence a morte e com isso possibilita à nós a vida eterna, a páscoa que há muito tempo já estava anunciada, deste o antigo testamento, e que era esperada somente para o fim dos tempos é antecipada na pessoa de Jesus, e convida a todos para juntar- se a Ele.
A ressurreição de Jesus é fundamento da nossa fé, como diz São Paulo aos Coríntios: Se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. [1 Co 15, 14]. O tríduo pascal é sem dúvida uma das mais importantes celebrações, pois nela celebramos os diferentes momentos da vida do Senhor, da dor da perda à alegria da ressurreição.
Assim sendo, nada mais conveniente a participação de todo o povo cristão nesta celebração que nos prepara para bem festejarmos o milagre da vida eterna e a esperança de todos cristãos.
Wallyson F. Lira
Paróquia Nossa Senhora das Dores
Diocese de Crato – CE