A liturgia da Igreja Católica nos permite viver várias datas comemorativas em que podemos demonstrar a alegria de seguirmos Cristo. As datas são vividas com celebrações e festividades e o católico é sempre convidado a participar desses momentos em comunidade. Especialmente, o mês de junho é um dos mais populares no Brasil, com pelo menos 6 importantes comemorações que falaremos neste texto: Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora Rainha da Paz, Santo Antônio, São João e São Pedro.
1- Sagrado Coração de Jesus:
Em 1673, Santa Margarida Maria, recebeu várias revelações de Jesus Cristo, dentre elas, 12 promessas. Para nós, católicos, a importância da data está na simbologia do que significa o Sagrado Coração de Jesus, que vai além do órgão humano, é uma extensão da vontade de Deus sobre nós.
O coração, que é símbolo da demonstração de amor do homem, é usado por Jesus para demonstrar a união e o amor de Deus por nós. O amor infinito de um Deus que deu a vida e ressuscitou. Assim, a Igreja Católica dedica o mês de junho para que os católicos venerem, honrem e imitem mais intensamente o amor generoso e fiel de Cristo por todas as pessoas.
2- Nossa Senhora do Perpétuo Socorro:
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi um título que os cristãos deram à Maria em homenagem e agradecimento à atenção constante e perpétua para a humanidade. Assim como a mãe que nunca abandona o filho, assim é o perpétuo socorro de Maria.
Sua festa é comemorada em 27 de junho e, em que pese esta solenidade não entrar no calendário típico junino, sua devoção é muito popular no Brasil e no mundo. Sua oração é muito lembrada com novenas, terços, missas e festas em sua homenagem.
3- Nossa Senhora Rainha da Paz:
Considerada uma das mais recentes aparições de Maria, já é uma das principais celebrações de junho. Nossa Senhora Rainha da Paz de Medjugorje (antiga Iugoslávia, atual Bósnia-Herzegovina), apareceu a duas jovens em 24 de junho de 1981. Descrita como uma mulher jovem, fisionomia serena, olhos azuis, cabelos pretos cobertos por um véu branco, pele branca e rosada, vestido cinza claro, com doze estrelas acima da cabeça e pés sobre uma nuvem.
Atualmente, o dia da Nossa Senhora Rainha da Paz de Medjugorje é comemorado em 24 de junho, com o intuito de pregar a paz, oração e amor.
4- Santos Juninos:
As festas mais populares – principalmente no Nordeste do país – referem-se aos três santos mais famosos deste mês tão importante para os católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.
4.1. Santo Antônio de Pádua:
Nascido em Lisboa, no ano de 1.195 e veio a falecer em 13 de junho, possivelmente em 1.331. Onze meses após, foi canonizado pelo papa Gregório IX. Chamado popularmente de “santo casamenteiro”, Santo Antônio foi contemporâneo de São Francisco de Assis e pertenceu também à ordem dos Franciscanos.
Sua fama de casamenteiro se deu por ele ajudar moças que não podiam casar, por conta do alto valor do dote. Rapidamente, foi popularizado e é um dos mais famosos santos no Brasil.
4.2. São João:
São João Batista foi extremamente importante na história cristã. Anunciador da boa-nova, da vinda de Cristo ao nosso mundo, seu dia é comemorado em 24 de junho. Seu papel também foi essencial para o próprio Cristo, afinal, este fora batizado por João Batista, no rio Jordão. João Batista também está intimamente ligado a um dos principais símbolos do mês junino: a fogueira.
A fogueira tem seu fundamento no nascimento de João Batista. Ela era um sinal de sua mãe – Santa Isabel – para Maria, mãe de Jesus. Segundo a pesquisadora Lúcia Rangel, Santa Isabel afirmou à Maria, mãe de Jesus, que esta saberia do nascimento de João Batista através de uma fogueira que seria acesa após o nascimento.
Outro ponto interessante é que a comemoração de São João é uma das poucas datas comemoradas na natividade do homenageado, e não da sua morte. Tal comemoração se dá porque ele foi abençoado antes mesmo de seu nascimento, por Maria.
Para os católicos, o dia de São João não pode ser resumido apenas às fogueiras ou comidas típicas. Serve para que possamos refletir o sacramento do batismo e nosso compromisso cristão de batizados.
4.3. São Pedro:
Finalizando o mês de junho, comemoramos o santo responsável pela fundação da Igreja Católica. Primeiro papa católico, São Pedro teve fundamental importância no trabalho de evangelização da Igreja após a morte de Cristo.
A história de Pedro é uma das mais bonitas. Este espaço não é suficiente para falar de sua importância, de pescador de peixes a pescador de homem. Sua emoção e volatilidade marcaram seu relacionamento com Cristo. A intensidade de seu sentimento, fez Pedro negar Jesus por três vezes, e Jesus continua insistindo: “Pedro, tu me amas? Apascenta minhas ovelhas”.
Assim como Cristo, Pedro foi martirizado na cruz. Contudo, não se achou digno de morrer da mesma forma de Cristo, então, pediu para ser crucificado de cabeça para baixo. Primeiro Papa da Igreja Católica, autor de vários livros presentes no Novo Testamento, tem seu dia celebrado em 29 de junho, e este dia deve ser de agradecimento pelos esforços de Pedro para a construção da Igreja de Cristo.
Raul Messias Lessa
Maceió-AL
Paróquia de Santa Catarina Labouré.
SITES USADOS COMO REFERÊNCIAS:
- https://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/a-importancia-do-mes-de-junho-para-os-catolicos.html;
- https://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/historia-de-nossa-senhora-rainha-da-paz-de-medjugorje.html;
- https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-rainha-da-paz-de-medjugorje/477/102/#c;
- https://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/historia-do-sagrado-coracao-de-jesus.html;
- https://www.acidigital.com/noticias/por-que-junho-e-o-mes-do-sagrado-coracao-de-jesus-33343;
- https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-perpetuo-socorro/49/102/#c;
- https://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/conheca-a-historia-da-nossa-senhora-do-perpetuo-socorro.html;
- https://formacao.cancaonova.com/diversos/historico-de-santo-antonio-de-padua/;
- https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/origem-festa-sao-joao.htm