A fé católica valoriza muito a celebração dos santos, pois são modelos de vida e fé que devemos tomar como exemplos. A cada dia há um santo que podemos celebrar e nesse mês de julho trazemos um pequeno pot-pourri dessas pessoas que marcaram a história da igreja por suas lutas, ensinamentos e caminhadas de vida.
São Tomé Apóstolo – 3 de julho
São Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ele é conhecido por ser o apóstolo do “ver para crer”, devido ao relato bíblico em relação à ressurreição de Jesus. Tomé exigiu ver e tocar as feridas de Jesus para acreditar. São Tomé foi um grande evangelizador, chegando a Índia, onde sofreu seu martírio.
São Bento – 11 de julho
São Bento de Núrsia foi um monge italiano fundador da Ordem de São Bento, conhecidos como Beneditinos. Ele é conhecido por ter uma vida eremita de muita oração. São Bento é considerado o padroeiro da Europa e um dos santos mais influentes da história cristã. No Brasil, é um dos santos mais venerados. Suas grandes marcas são a Medalha de São Bento e sua Oração, muitos difundidos em nossa igreja.
Santa Maria Madalena – 22 de julho
Maria Madalena foi uma seguidora de Jesus e testemunhou sua crucificação, sepultamento e ressurreição. Maria Madalena é considerada a primeira testemunha da ressurreição e é conhecida como a “Apóstola dos Apóstolos”. Ela é honrada por sua devoção e amor a Jesus.
São Tiago Maior – 25 de julho
São Tiago Maior foi um dos doze apóstolos de Jesus e um dos primeiros discípulos a serem chamados. Ele é conhecido por sua pregação missionária na Espanha e é considerado o padroeiro dos peregrinos, especialmente dos que percorrem o Caminho de Santiago de Compostela. Tiago foi o primeiro apóstolo a ser martirizado.
São Cristóvão – 25 de julho
São Cristóvão é frequentemente retratado carregando o Menino Jesus nos ombros. É conhecido como o padroeiro dos motoristas e viajantes.
São Joaquim e Sant’Ana – 26 de julho
Os avós de Jesus. Os pais de Maria eram um casal de muita oração e fé. Eles, mesmo casados, não tiveram filhos por 20 anos. Após um momento de oração, um anjo apareceu a eles e informou que seriam pais. A oração de São Joaquim e Sant’Ana é pequena e traz uma bela mensagem:
“São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, exemplos de perseverança na fé e na criação da mãe do Salvador, interceda a Jesus por todos os avós neste dia. Amém.”
O mês de julho é repleto de grandes santos de nossa igreja. Para os que tiverem mais curiosidade, pode-se citar São Lourenço de Brindisi (21 de julho), São Inácio de Loyola (31 de julho), Santa Brígida da Suécia (23 de julho), Nossa Sra do Carmo (16 de julho), São Camilo de Lellis (14 de julho) e outros que valem a pena pesquisar.
Marcelo Tavares Martins
Paróquia São Sebastião
Diocese de Valença
Referências
https://santo.cancaonova.com/santo/sao-tome-apostolo/
https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/sao-cristovao-motoristas-eis-o-seu-patrono-e-exemplo/
https://santo.cancaonova.com/santo/sao-tiago-maior-primeiro-apostolo-martir/