Soletre o nome de um evento legal: S O L E T R A N D O D O S E G U I D O R
Em meio a pandemia, os jovens de Natal decidiram criar lives de diversos temas para entreterem os seguidores, quando na quarta live, tiveram uma ideia e resolveram trazer algo diferente e que pudesse envolver todas as paróquias dos setores de nossa arquidiocese, foi ai que surgiu a ideia de fazer um “Soletrando do Seguidor”.
O concurso do Soletrando do Seguidor teve como intuito catequizar todos que fazem parte do movimento Segue-Me, por meio de um jogo interativo, onde cada paróquia teve o direito de inscrever um seguidor para representá-la na competição.
O concurso, que começou no dia 05 de agosto e se encerrou no dia 02 de setembro, foi dividido em 5 etapas, sendo elas 4 eliminatórias e a grande final. A cada semana, era uma eliminatória com um setor diferente (Potengi, Norte, Centro e Sul), tendo no total 21 participantes. A grande final foi com o vencedor de cada eliminatória, tendo assim um representante de cada setor.
O grande campeão foi o jovem Isaque Barbosa, da paróquia de Santa Rita de Cássia, na cidade de Santa Cruz. Paróquia que faz parte do setor Potengi. “O Soletrando do Seguidor foi uma ideia sensacional que os organizadores tiveram. Eu achei de uma criatividade sem fim. E não se detendo apenas na ideia, ou na criatividade, a organização e o desempenho do evento on-line foram impecáveis. Sem contar no tratamento super especial que nós, participantes, recebemos sempre sendo tratados com base em muita educação. Foi de fato muito importante aprender diversos conceitos de palavras solicitadas durante o jogo. Compreender mais dos procedimentos católicos, como batismo, eucaristia, hóstia e etc.O mais enriquecedor de tudo foi poder me conectar, nesse momento tão necessário, a seguidores de todo o estado, de maneira tão divertida e interativa. Completamente grato a todos que compõem um movimento tão lindo e tão renovador, e que se desdobram em mil, para proporcionar a jovens, tão privilegiados quanto eu, viver momentos inesquecíveis”, disse o seguidor campeão do Soletrando do Seguidor.
Os participantes tiveram que soletrar palavras com referência a algo da Igreja Católica e suas referências foram tiradas de diversos documentos católicos, dentre eles a Sagrada Escritura e o dicionário litúrgico. Foram selecionadas um total de 320 palavras, que foram divididas em nível fácil, médio e difícil. Cada participante, ao ouvir a palavra que deveria soletrar, tinha a opção de pedir a definição da palavra e/ou aplicação em uma frase. Essa função ficou a cargo de um amigo seminarista. Com esse jogo então, foi aprendido tanto como a palavra era escrita, como também seu significado. O pessoal que estava acompanhando a live e interagindo pelos comentários, podiam pedir também o significado, caso o jogador da rodada não tivesse solicitado esse auxílio.
E assim foi o soletrando. Um concurso em que os jovens puderam aprender bastante o rico vocabulário de nossa igreja, como também aproveitar para realizar um momento de interação entres as paróquias.
E assim foi o soletrando. Um concurso em que os jovens puderam aprender bastante o rico vocabulário de nossa igreja, como também aproveitar para realizar um momento de interação entres as paróquias. Acompanhe o Instagram da arquidiocese de Natal ( @seguemenatal) para saber de mais detalhes.
Gisella Assis
Arquidiocese de Cuiabá-MT