“Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal. Isso dará a você saúde ao corpo e vigor aos ossos”. (Pr 3,7-8)

Coronavírus! Basta dizer essa palavra que o pânico ou, pelo menos, uma pequena sensação de insegurança toma conta de quem está ao redor. Fato completamente compreensível em nossa condição humana. O receio ao desconhecido, ainda mais com essa gravidade, faz parte da nossa natureza.

Contudo é necessário aceitar que o coronavírus é uma realidade no mundo e já presente no Brasil. O relatório do Ministério da Saúde, divulgado no dia 3 de março, aponta que o país tem dois casos confirmados, 488 suspeitos e 240 descartados. Assusta, é claro. Porém é preciso saber que existem maneiras prevenir a disseminação e contaminação rápida do corona, inclusive na Santa Missa. Seguidor bom é seguidor que cuida da saúde! Então se liga nas dicas e informações que o Segue-me preparou para vocês.

Antes de tudo é bom lembrar que todas as autoridades de saúde repetem o mesmo mantra. Não é necessário ter pânico no Brasil em relação a doença.

O que é o coronavírus? Corona é o nome de uma família de vírus que tem o formato parecido ao de uma coroa. Causam infecções respiratórias e já assustaram o mundo outras vezes provocando a Sars, por exemplo.

 O que é Covid-19? É o nome da doença causada pelo novo coronavírus. Por que novo? Como foi dito acima ele já apareceu outras vezes. Este mais recente foi descoberto no final de dezembro de 2019, na China. A primeira morte foi registrada em 9 de janeiro.

 Como é a transmissão? Da mesma forma que uma doença respiratória considerada comum. Por vias respiratórias, como pelo ar, gotículas de espirro, tosse ou fala de infectados. Via contato físico ou contato em superfícies contaminadas, um corrimão, por exemplo.

Quais são os sintomas? Semelhantes aos de uma gripe comum. Febre, cansaço, tosse seca, dore no corpo, congestionamento nação, inflamação na garganta.

Como se prevenir da doença? Lavar as mãos. Lave as mãos de dia, tarde e noite. LAVE as mãos. O brasileiro toma muitos banhos e esquece de lavar as mãos. Cheirosa, porém triste realidade. Além de higienizar as mãos faça o mesmo com móveis e corrimões.

É legal evitar de tocar a mucosa dos olhos nariz e boca. LIMPEZA é a regra. Seja pessoal, de objetos ou ambiente. No mais, beba bastante água.

 É necessários usar máscaras? Em dois casos. Primeiro se você for um ninja. E, o mais importante, se já apresentar algum sintoma gripal e, ainda assim, trocar a máscara a cada duas horas. Usar a máscara sem sintomas não faz tanta diferença, pode até ser prejudicial.

 Álcool em gel ajuda? Apesar de algumas fake news dizerem o contrário, AJUDA SIM. Álcool em gel nas mãos é eficaz sim. Além dele também são recomendados o álcool 70 e água sanitária para limpeza de ambientes.

 Posso ser infectado com apertos de mãos e abraços? Sim, mas só se a outra pessoa já estiver, com o vírus é claro. Infectologistas até recomendam rever alguns hábitos sociais como o cumprimento com beijinho. Ou beijinhos, dependendo da sua região.

 E O ABRAÇO DA PAZ? O QUE EU FAÇO NA MISSA? Primeiramente preste atenção, reze e não mexa no celular. Sobre os cuidados contra o coronavírus, a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) já orientou as dioceses a alterarem momentos coletivos como o abraço da paz, dar as mãos durante o pai nosso e até na Sagrada Eucaristia, a recomendação é que recebamos Jesus nas mãos e não diretamente na boca.

Como eu lavo as mãos corretamente? Com água e sabão, ou as higienizando com álcool. A limpeza deve abranger toda a área das mãos até o pulso. Segue um vídeo para te ajudar?

Existe tratamento? Específico para o Covid-19 não. Nem tratamento, nem vacina. O que o serviço de saúde faz é aliviar os sintomas. Por ser semelhante à gripe, depende-se muito mais da condição do paciente. Já há notícias de pessoas curadas.

Como sei se estou com suspeita? Como proceder ao aparecerem os sintomas? Você só é um caso suspeito  no Brasil se apresentar os sintomas após estar em um país com casos confirmados, ou ter convivido com quem esteve lá. Os países estão em sua maioria na Europa e Ásia. Mas não fique de bobeira, na dúvida procure um médico.

 Curto comprar da China, preciso ter medo? Além do receio da encomenda não chegar, segundo a Organização Mundial da Saúde a probabilidade de um produto transportar o vírus é quase zero. E mesmo se isso acontecer, o vírus não resiste à mudanças de ambientes e temperaturas.

 No mais, fiquem ligados nas notícias verdadeiras em canais de comunicação que realmente checam as informações e querem auxiliar a população neste momento. Seguidor não cai em conversinha de fake news. Agora lave as mão e toca aqui! S2

Assista ao vídeo e se informe mais sobre o assunto:

 

 Michael Franco

Arquidiocese de Campo Grande – MS