Missão do Seguimista
No último domingo, 19, a Diocese de Anápolis- GO realizou a Missão do Seguimista , na cidade de Ouro Verde de Goiás, localizada no setor 3 da diocese. Desde 2010, a Segunda Etapa da Diocese de Anápolis vem realizando missões, que é uma das premissas do cristão, em consonância com o Papa Francisco. Atualmente, é chamada de Missão do Seguimista e acontece duas vezes por ano. O evento não é restrito aos jovens que vivenciaram o Segue-Me, sendo permitida a participação de todos os jovens e casais da Igreja Católica.
Objetivo do Evento
O principal objetivo do evento é proporcionar a esses jovens e casais a experiência da evangelização de porta em porta, obedecendo ao chamado de Cristo para anunciar a boa nova a todos. Partindo do dever que todo cristão leigo tem de ser “Igreja em saída”, como nos lembra o Papa Francisco, a missão pretende levar a palavra e o amor de Deus àqueles irmãos que ainda não os conhecem. A organização da missão ocorre através de parceria entre a Equipe Dirigente da Segunda Etapa e a Equipe Dirigente da paróquia que a receberá.
Dinâmica da Missão
O evento deste domingo teve início com um café da manhã comunitário e, em seguida, a oração do Santo Terço. Posteriormente, foi realizada uma breve formação, com orientações, esclarecimentos e a divisão dos jovens e casais presentes em grupos. Cerca de 80 jovens e casais foram distribuídos em 13 grupos e partiram para diferentes regiões, com o intuito de evangelizar as famílias da cidade. Para o líder de cada grupo (que, em geral, é um jovem da paróquia que acolhe a missão), foi entregue um kit composto por: água benta, passagens bíblicas, fichas para levantamento de informações das famílias (sobre a necessidade de sacramentos e de visitas do Sacerdote e/ou Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística) e lembrancinhas para serem entregues nas casas. No retorno, foi oferecido o almoço e, posteriormente, aconteceu um momento de partilha, para que fossem relatadas as experiências de cada grupo. A Santa Missa marcou o encerramento do encontro.
Opiniões
A Missão do Seguimista tem sido uma experiência muito rica para nossa Diocese, pois além de contribuir para que o pároco descubra as demandas de sua comunidade e possibilitar o amadurecimento espiritual de nossos jovens e casais, corresponde ao chamado de Jesus Cristo para o anúncio do Evangelho a todas as criaturas”. Indico a todo cristão católico leigo participar, ao menos uma vez, de uma missão de porta em porta. Além de estarmos cumprindo de fato o papel de nossa vocação, aprendemos bastante com os testemunhos de vida (falados ou não) encontrados em cada família visitada. Partilhar com aqueles que já experimentaram o amor de Deus pode, com o tempo, tornar-se cômodo para nós cristãos. Durante a missão, nos deparamos com o desafio de ser a primeira pessoa a falar sobre Deus e a anunciar Sua palavra àqueles que ainda não o conhecem. Portanto, a missão nos impulsiona a sair de nossa zona de conforto e ir adiante em nosso compromisso de evangelização. Rafaela Carolina Lopes (Diocese de Anápolis)
Essa foi minha quarta experiência na Missão e uma coisa eu sempre falo: nunca é igual, cada vez tem sua particularidade. Quem nos acolheu foi a cidade de Ouro Verde e fomos muito bem recebidos tanto pela equipe dirigente como pelo Pároco, que transmite muito amor pelos jovens. Saímos pelas ruas em diversos grupos para evangelizar, batendo de casa em casa, sem saber o nome, idade, religião daquelas pessoas. Às vezes nos deparamos com corações frios, vazios, quebrados, arrependidos, sem esperança, mas também com corações cheios de amor, alegria e fé que nos acolhiam. Passamos por diversas provações que sempre nos fazem refletir e querer ser uma pessoa melhor, pois no meio dessa trajetória sempre há irmãos de outras religiões, e é sempre muito bom poder rezar com eles a oração que o Senhor nos ensinou. Apesar das diferenças, seguimos e temos um único Deus, e quando esse é o verdadeiro foco, nós nos respeitamos através das diferenças e acabamos amando uns aos outros, e é isso que Deus quer! Essa foi minha experiência, gratidão é a única palavra que define meu final de semana! Pamella Rodrigues (Diocese de Anápolis)
Falar sobre a missão é complexo, por vezes pensamos que fosse para evangelizarmos pregando, lendo a palavra e falando nitidamente sobre Deus, porém, chega a ser constrangedora toda essa nossa preparação, visto que as pessoas querem apenas ser lembradas, ouvidas e, de fato, saber que são importantes para alguém, um simples olhar, um abraço, um bom dia e aquele sorriso valem mais que incontáveis palavras. É inestimável esse sentimento pós-missão, alegria é contagiante, tanto que afirmo ser uma oportunidade única, que serve mais a nós do que as famílias que nos acolheram prontamente. Conhecemos o dia a dia de tantas pessoas, o que é uma chance para fortalecermos nosso espírito e sermos mais sensatos do valor que damos às nossas vidas! Meu obrigado sincero ao segue-me por me proporcionar essa visão do ser católico. Diego Pequeno (Diocese de Anápolis)
Que Deus abençoe os nossos trabalhos!