“Um batalhão de amor está aqui” Esse verso da música Mundo ideal traduz o fim de semana de milhares de seguidores da Diocese de Anápolis, em Goiás. Nos dias 06, 07 e 08 deste mês, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, a Diocese de Anápolis recebeu aproximadamente 730 jovens congressistas e 300 jovens e casais nas equipes de trabalho. Quase 1030 pessoas participaram do Congresso Eucarístico do Segue-me, imbuídas de fé, alegria e graça.

O Congresso Eucarístico do Segue-me tem o objetivo de levar os jovens seguidores a uma maior intimidade, experiência, conhecimento e confiança em Jesus Eucarístico, revigorando e aprofundando o seu SIM de seguidor de Nosso Senhor Jesus Cristo. Além disso, ele prepara os jovens a resistir num mundo secularizado, e, assim, testemunhar o Amor de Deus, presente e real na Santíssima Eucaristia, nesta sociedade, que embora secularizada, é cada vez mais sedenta do Amor de Deus. Objetiva também dar impulso aos jovens para viver como verdadeiros católicos, enraizados na Eucaristia, durante todo o ano com fervor eucarístico cada vez maior.

O evento é organizado pelo Diretor Espiritual Diocesano – Pe Walter Matheus Trautenberger, juntamente com os integrantes da Coordenação do Conselho Diocesano que, após muita oração, elabora a estrutura do encontro, definindo local, padroeiro, equipe de trabalho, etc. Os trabalhos concretos são entregues à equipe coordenadora de 2 casais e 2 jovens.  Várias participações abrilhantaram o congresso, tais como a  cantora Adriana Arydes, o Bispo Diocesano de Anápolis: Dom João Wilk, os sacerdotes palestrantes, concelebrantes e confessores, o assessor do Setor Juventude do Regional Centro Oeste( Pe. Gilson Jardene), seminaristas menores e maiores e algumas religiosas. Além disso, não se pode deixar de destacar a presença real de Jesus Eucarístico, o motivo maior da participação de todos.

O congresso iniciou na sexta-feira, dia 06/09, com a Santa Missa de abertura às 19h30, celebrada pelo Bispo Diocesano. Após a missa foi servido um lanche, e em seguida os congressistas foram conduzidos para o plenário onde aconteceu o show com a cantora católica Adriana Arydes, terminando com um momento de adoração, conduzido por ela. Após o show, os jovens se encontraram com as famílias acolhedoras (muitos jovens vieram de outras cidades ou estado). As famílias ficam com a responsabilidade de acolher e transportar os jovens para o local do congresso. Estiveram presentes, neste congresso, vários seguidores de Brasília, Luziânia, Rubiataba-Mozarlândia, Uruaçu, Porto Nacional e Valença.

O seguidor Guilherme de Almeida de Porto Nacional -TO diz que o congresso representou “Primeiramente, o verdadeiro conhecimento do que representa a Eucaristia para nós. E como é importante está sempre presente no corpo de cristo ou ter sempre cristo presente em você! Foram três dias de muito conhecimento, louvores, adoração ao Santíssimo e muita espiritualidade. Éramos mais de mil pessoas e a gente conseguia ver no rosto de cada um a felicidade de estar ali vivendo aquele momento. Volto para a minha paróquia com a esperança de que podemos sim ser melhores e que podemos sim dar a nossa contribuição para um mundo melhor. Enfim, pra mim, o encontro acrescentou muito na minha maneira de pensar e espero que outros milhares de jovens possam vivenciar esse tipo de encontro com Deus”.

Seguidores de Campos Belos(Diocese de Porto Nacional-TO)

O sábado, por sua vez, começou com a Santa Missa e teve como programação palestras e teatros voltados para o tema do congresso: ser sacrário vivo de Jesus Eucarístico. No fim do dia, todos participaram de uma linda procissão com Jesus Eucarístico nas ruas principais do bairro que sediou o encontro. Depois de encerrar esta procissão na igreja, todos continuaram até a meia-noite, vivenciando uma linda adoração denominada Nightfever (noite de oração), que é aberta ao público. Sobre esse dia, o seguidor Matheus Bernardes, de Três Rios- RJ, enfatiza: “Com a graça de Deus, este ano foi o 3º congresso que pude participar.  E o 2º congresso servindo! A cada ano é uma expectativa diferente. Dos poucos momentos que participei, o que eu mais me emocionei(e sempre é o que mais me emociona) foi a procissão luminosa com Jesus eucarístico! É um momento abençoado. “

Seguidor Matheus, no centro, durante o trabalho das equipes

Já no domingo, o congresso iniciou com a oração do Santo Terço, seguido de palestras e teatros. Antes do almoço, houve a chamada e a tão esperada “mesa redonda”, momento em que os jovens podem fazer todas e quaisquer tipos de pergunta a um conjunto de quatro padres. Foi falado sobre tudo mesmo. No período vespertino, foi realizada uma adoração (direcionada ao tema família e matrimônio), e logo após os jovens congressistas foram levados à igreja para a celebração da Missa de encerramento do Congresso. Vale ressaltar que todos são motivados a buscar o Sacramento da Penitência, que é oferecido durante todo o período em que estão no Congresso. Praticamente todos se confessam e comungam. As equipes de trabalho se revezam com adorações e intercessão em prol do bom êxito do encontro.

Para o Conselho Diocesano de Anápolis, o Congresso Eucarístico do Segue-me é imensamente importante, uma vez que mobiliza toda a Diocese para que os jovens e casais tenham uma experiência única com Jesus Sacramentado. “Estamos na 5ª edição do Congresso, e todas as vezes experimentamos a grandeza desse amor inexplicável e infinito. Trabalhar em um encontro assim é também estar disposto a passar pelas inúmeras provações que surgem para nos desencorajar, mas o poder do Espirito Santo nos fortalece, principalmente nas adorações semanais e peregrinação que são realizadas em prol do bom êxito do encontro. Não tem recompensa maior do que esta alegria: ver a emoção e alegria de aproximadamente 1000 jovens que vivenciam e trabalham no encontro. Eles ficam com uma felicidade contagiante, uma felicidade verdadeira, pois confirmam que JESUS é o Centro de suas vidas.”, diz a conselheira Paula Emanuela da Silva Oliveira.

Conselho Diocesano de Anápolis

O Diretor Espiritual Walter Matheus Trautenberger confirma a felicidade que teve nesses três dias de congresso: “Para mim, como sacerdote e Diretor Espiritual, foram dias de imensa alegria. É um momento mágico, algo como o ápice do ano todo – e certamente também o é para os seguidores. Aqui eles experimentam a verdadeira dimensão e extensão do Segue-me! É a mais autêntica face do Segue-me o que se vê nestes dias. Tenho certeza de que ao longo dos anos a “temperatura eucarística”, o compromisso da nossa juventude com a verdadeira e digna vivência da Eucaristia vem só crescendo e, assim, cresce a força espiritual dos jovens, a sua busca da santidade, a sua realização da oração do seguidor – “serei apóstolo com os teus apóstolos e discípulo com os teus discípulos”.

Padre Walter finaliza dizendo que “Se o Paraíso será a adoração eterna de JESUS por todos os anjos e santos, felizes e unidos para  sempre, estes dias foram o início do Paraíso, a preparação, o antegozo e o caminho seguro até ele.”