“O Primeiro Encontro aconteceu no dia 31 de março de 1979. Jovens, que tinham feito o EJC, em São Paulo, procuraram o Pe. Antônio Chirulli para implantar algo parecido, mas com um carisma diferente. A proposta ainda era proporcionar o Encontro Pessoal com Cristo, mas nem eles sabiam o que aquilo se tornaria 40 anos depois.”

Hoje, dia 31 de março, o 1º Encontro do Segue-me completa 43 anos! Como sabemos nosso Movimento nasceu em Brasília na Paróquia Divino Espírito Santo do Guará II em 1979 e no ano seguinte houve a primeira implantação em Brasília e a primeira implantação em nível arquidiocesano, em Natal (RN). Atualmente o Segue-me se encontra em 25 (Arqui)dioceses espalhadas pelo Brasil.

Para comemorar esse momento conversamos com a seguidora Rita de Cássia da Costa Sant’Ana que participou do 1º Encontro.

Vinda de uma família religiosa, Rita e sua irmã se inscreveram para participar do fim de semana, porém sua irmã acabou sendo convidada para coordenar o encontro juntamente com mais 4 jovens e alguns casais. “Foi uma reviravolta na nossa Igreja”, contou Rita.

“A oportunidade que eu tive de poder estar participando e a partir daí que foi a minha vida, apesar de ser muito religiosa, a família ser muito religiosa, tem um significado muito grande. (…) O Segue-me até hoje tem um sentido diferente.”

Com muita emoção ela mostrou recordações do encontro e de vários momentos que esteve presente durante os 43 anos de Movimento, que até hoje guarda com muito carinho. Rita ainda conta que era tudo muito improvisado mas sempre com acolhimento e o cuidado de todos os envolvidos, e acha isso muito interessante no Encontro. “O amor de Deus realmente estava ali, cada um se doando.”

Perguntei sobre o que ela sente ao ver que o Segue-me se espalhou pelo Brasil e que continua mudando a vida de muitos jovens, ela disse: “diante de tudo que a gente vê hoje no mundo, de tudo que eu já passei na minha vida, eu vejo como quem é de Deus não desiste. (…) Sou agradecida a Deus.”

Ao final da nossa conversa, Rita se emocionou ao falar que a Paróquia do Divino Espírito Santo tem a cara do Segue-me e que a Paróquia caminhou junto com os jovens e os mesmos, com a Paróquia.

Para conhecer um pouco mais da história do Segue-me podem acessar o site https://segueme.org/historico/ e https://seguemebrasilia.com.br/historia/  e para conferir parte da conversa com Rita entre no instagram do Segue-me Brasil, @seguemebrasil

Mais um presente para nós, Seguidores, a equipe de comunicação recebeu um vídeo do Pe. Antônio Chirulli, o idealizador e Diretor Espiritual do 1º Segue-me, nos deixando uma mensagem:

 

Independente de quantos anos se passaram, a essência do Segue-me e o sentimento de cada jovem sempre será a mesma. Parabéns Segue-me por mais um ano, somos um Batalhão de Amor!

 

Bruna Borges Bianchi

Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia

Arquidiocese de Uberaba- MG