“É na força que insurge dessa oração tão simples que tantas pessoas encontraram no Rosário um caminho de santificação.”
Há mais de dois mil anos o Verbo se fez carne e habitou entre nós, em sua passagem pela terra Jesus pregou com a própria vida nos dando valiosas lições de amor. Dentre tantos ensinamentos aprendemos com Ele a oração do Pai Nosso, e anos depois a tradição católica, inspirada pelo Evangelho de São Lucas, nos conduziu ao conhecimento da oração Ave Maria.
O Santo Rosário é uma popular devoção composta por duas realidades: a oração mental e a oração vocal. No rosário, a oração mental é uma meditação sobre os principais mistérios da vida, morte e glória de Jesus e de Sua Santíssima Mãe. Já a oração vocal consiste na reza do Pai Nosso seguido das Ave Marias.
O Padre Paulo Ricardo nos conta em uma de suas aulas que o Rosário não é uma oração apenas mariana, ele é uma oração profundamente cristológica. Pois o que é dito na oração da Ave Maria além de louvar e pedir a proteção da Santa Mãe, exalta Deus pelo mistério da encarnação, anunciando com alegria vinda do Senhor.
É na força que insurge dessa oração tão simples que tantas pessoas encontraram no Rosário um caminho de santificação.
Por que rezar o Rosário?
No que quisermos ser verdadeiramente bons nessa vida exigirá conhecimento, prática e repetição, nesse mesmo contexto podemos encaixar nossa caminhada rumo ao céu. Quanto mais aprendemos sobre Jesus, colocamos seus ensinamentos em prática e repetimos essas ações até o fim, nossa vida terá agradado muito o nosso Criador.
Da mesma forma, a oração do Rosário nos leva repetidamente a caminhar espiritualmente, nos colocando dentro do próprio Evangelho. São 4 conjuntos de mistérios que nos conduzem a reflexão:
- Mistérios Gozosos – recorda a encarnação e a vida oculta de Cristo;
- Mistérios Dolorosos – lembra o sofrimento e morte de Cristo;
- Mistérios Gloriosos – apresenta a glória de Jesus e Maria;
- Mistérios Luminosos – reflete sobre o ministério público de Cristo entre o seu batismo e a sua paixão.
Em aparição ao Beato Alano de La Roche, nossa senhora fez breves revelações sobre as promessas destinadas aqueles que rezam o rosário, alguma delas são: Os pecadores são perdoados; as almas que têm sede são saciadas; os que são tentados encontrarão paz; e, as almas do Purgatório terão suas penas aliviadas pelos sufrágios.
Muitas pessoas preferem fazer orações espontâneas, elaboradas pelo seu próprio coração, dando importância inferior as orações ensinadas pela tradição da Santa Igreja, mas quero lembrar que ambas são importantes formas de nos relacionarmos com Deus, e que orações seculares – como o Rosário – são fruto da inspiração do Espírito Santo para que sendo recitadas alimentem a alma na exata medida do que precisamos.
Conselhos práticos para rezar o rosário
O livro “O rosário: Teologia de joelhos”, de Dom Florian Kolfhaus, traz dicas de como podemos criar o hábito de rezar o rosário (ou o terço) todos os dias, separamos algumas delas para que você possa ter ideias de como conseguir colocar essa oração em prática.
1- Ter o rosário no bolso
Deixe um rosário no seu bolso. Existe o decenário com apenas dez contas e que pode ser transportado facilmente, ou até mesmo o terço, o que importa é ter sempre perto de você.
2- Aproveitar o tempo livre também para rezar
No nosso dia a dia sempre há um “tempo livre” que podemos aproveitar para rezar o rosário: enquanto esperamos a consulta médica, dentro do ônibus, entre outros. E se por alguma razão uma pessoa não deseja demostrar que é católica praticante em uma “sala de espera”, também pode utilizar suas mãos: temos dez dedos, para contar com eles as Ave Marias.
3- Rezar enquanto se realizam atividades e esporte
Muitas atividades não requerem pensar muito, porque são mais práticas. Enquanto você corta a cebola, estende a roupa no varal ou lava o seu automóvel também pode rezar o rosário. […] correr, andar de bicicleta ou nadar são atividades nas quais é possível rezar o rosário no ritmo da própria respiração (seja em pensamento ou em voz alta se estiver sozinho em um local aberto).
4- As imagens e a música também podem ajudar
O rosário é uma oração contemplativa. Mais importante do que as palavras que usamos é a predisposição do nosso coração para contemplar cada mistério que meditamos. Para este propósito você pode procurar na Internet 5 imagens que te ajudem a contemplar cada passagem da vida Cristo e de Maria. […] a música também pode ser útil se for colocada em um segundo plano para encontrar paz.
5- Canalizar nossas distrações para rezar
Várias vezes surgem pensamentos na nossa mente: a lista de compras, o aniversário de um amigo, uma pessoa que está doente ou uma preocupação. Se lutamos contra este pensamento durante a oração, normalmente é pior.
É melhor reunir estas “distrações” e rezar uma Ave Maria pelas pessoas, pelos amigos e familiares, por nós mesmos e pelos problemas. Deste modo, a oração se torna sincera e pessoal.
6- Rezar pelo outro enquanto nos deslocamos
No caminho para o trabalho ou a escola, […] é possível rezar o rosário sem ter que abaixar a cabeça e fechar os olhos. Rezar enquanto nos deslocamos significa dedicar as Ave Marias às pessoas com quem estamos fazendo contato ou vimos durante o dia; também pelas empresas e instituições que estão pelo meu caminho. Por exemplo, se um médico passar por mim, posso rezar pelas pessoas que serão atendidas por ele.
Agora é com você
Jesus em sua passagem terrena ensinou sobre um amor de entrega total, uma parte da multidão que o escutava achou dura suas palavras e deixou de seguir, e uma outra parte o acompanhou, praticou seus ensinamentos e difundiu sua mensagem para que a nossa geração e as futuras conhecessem a Verdade. O que te emperra de decidir avançar na intimidade com Deus através da oração?
De que lado da multidão você quer ficar? A construção de uma vida caminhando pertinho de Jesus está ali, logo após seu ponto de decisão.
Observe, na galeria de fotos, mais informações sobre o Santo Rosário:
Savina Camelo
Arquidiocese de Maceió – AL.
Referências:
http://paroquiagaspar.com.br/quais-sao-os-misterios-do-rosario-e-seus-frutos-e-em-que-dia-se-reza-cada-terco.html
http://www.santosebeatoscatolicos.com/2018/10/beato-alano-de-la-roche-presbitero-e.html
http://jovensdacruz.com.br/wp-content/uploads/2018/02/O-segredo-do-santo-rosario.pdf