Neste dia 2 de novembro celebramos o “Dia de Finados”, dedicado à memória dos mortos. A morte, que é definida como a extinção do sujeito ou a cessação da vida, encontra, no plano espiritual, um estado de purgação, onde as almas necessitam das orações dos vivos para que tenham a misericórdia divina.

Para os católicos, o dia de finados é uma comemoração a todos os fiéis defuntos, onde a Igreja nos convida a celebrar a alma dos fiéis já falecidos. Não se trata, portanto, de um feriado qualquer, mas sim de uma oportunidade para que possamos interceder, através de nossas orações, a fim de que os falecidos encontrem-se face a face com o Criador.

O histórico ocidental se passa nos anos 1.000 D.C., onde o Abade São Odilo, superior Mosteiro de Cluny, na França, deu ordem para que em todos os conventos filiados se celebrasse um ofício pelos defuntos na tarde do dia 1º de novembro. Essa comemoração foi adotada pela autoridade da Igreja, de tal modo que, aos poucos, se tornou universal a dedicação de dois de novembro à memória dos irmãos já falecidos.

No Século XVIII, o dia dos fiéis defuntos passou a ser celebrado no dia 02 de novembro, porquanto o dia 1º ficou guardado para a solenidade de Todos os Santos. O Purgatório, parte da doutrina escatológica e aprendido na catequese, é a condição de purificação que as almas devem passar para apresentarem-se sem mancha diante de Deus.

Divergente do que se pensa, o purgatório não é um castigo, mas sim um ato de misericórdia de Deus, onde nos transformamos sem manchas, preparando nossa alma para o verdadeiro encontro com Ele.

Para o Frei Ribamar Gomes de Souza (2011), a esperança deve brotar do coração dos cristãos, os quais são convidados a não parar sua caminhada na morte, no entanto, enxergá-la na perspectiva da ressurreição de Cristo. Complementa: “A comemoração de todos os fiéis falecidos evidencia a única Igreja de Cristo como: peregrina, purgativa e triunfante que celebra o mistério pascal”.[1]

Ademais, o ato de rezar pelos fiéis defuntos é um ato de amor. Através de nossas orações e lembranças afetuosas, podemos fazer com que aqueles que já se foram possam permanecer. O amor torna a pessoa eterna, ao menos entre os seus entes e amigos amados.

Que possamos lembrar daqueles que nos deixaram e hoje rezamos para que eles estejam na casa do Pai, encontrando-O, face a face. E que a lembrança e carinho do afeto permaneçam conosco, para que um dia sigamos o mesmo caminho, afinal, a morte é apenas uma passagem.

 

 

Raul Messias Lessa

Paróquia de Santa Catarina Labouré

Arquidiocese de Maceió- AL

 

Referências

[1]Disponível em: https://noticias.cancaonova.com/brasil/qual-o-significado-do-dia-de-finados-na-tradicao-crista/. Acessado em 31 de out. 2022.