O mês de outubro de 2022 é liturgicamente marcado na Igreja Católica brasileira pela Campanha Missionária que, neste ano, trouxe o tema “A Igreja é missão”.

Extraído do livro do Ato dos Apóstolos, capítulo 1, “a implantação da Igreja de Cristo na Palestina” ou “Atos de Pedro”, onde Jesus afirma “sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo” (At 1,8).

A campanha é organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), com colaboração da CNBB e outras entidades clericais. No entanto, toda a comunidade católica é convidada na organização e vivência da campanha.

No centro do cartaz está a beata Pauline Marie Jaricot, grande motivadora do surgimento das POM. Nascida em 22 de julho de 1799, em Lyon (França), ela fundou a obra da Propagação da Fé em 3 de maio de 1822, vendo a importância de se universalizar a missão e levar o Evangelho de Cristo.

O período das missões nos convida a intensificar as iniciativas missionárias e despertar esta vocação em todo o mundo. Sobre o cartaz, as POM explicam:

“A construção da arte da Campanha Missionária 2022 seguiu a mesma identidade visual dos últimos dois anos, que seguiu a intuição da janela que se abre para o mundo. Na janela e dentro do mapa do Brasil, aparecem rostos de missionários e missionárias Ad Gentes. As cores da arte seguem a identidade visual do Ano Jubilar Missionário que nos convida a uma grande explosão missionária aberta a universalidade, como propõe o Programa Missionário Nacional: para cada Regional da CNBB, um projeto Ad Gentes; e cada Igreja Particular assumir um projeto de Igrejas irmãs.”[1]

Ainda, somos convidados a refletir, junto à padroeira das missões, Santa Teresinha do Menino Jesus. Ela, que em sua autobiografia (“História de uma alma”), afirmou sua vocação para o amor e para a missão; ensina-nos, nos pequenos gestos, através de sua pequena via, o caminho para chegar ao pai.

Possamos, portanto, fazer gestos concretos de solidariedade e amor. Que não deixemos o clima político de intolerância e ódio contaminar nossos corações e possamos, inspirados em Santa Teresinha, sair em missão para evangelizar e pregar o amor de Deus no mundo.

 

Raul Messias Lessa

Paróquia de Santa Catarina Labouré

Arquidiocese de Maceió- AL

 

Referência

[1] Trecho extraído do portal das Pontifícias Obras Missionárias, disponível em: https://www.pom.org.br/cm2022/, acessado em 14 de out. de 2022.