A festa de Cristo Rei do Universo é uma solenidade da Igreja que é celebrada sempre ao último domingo do ano litúrgico, esta festa foi instituída pelo Papa Pio XI em 1925 por meio da encíclica Quas Primas. Nesta festa relembramos que Cristo é e deve sempre ser o centro de nossas vidas.

Naquela época o mundo e em especial a Europa passava por um momento em que muito se questionava o papel de Deus e da Religião em nossas vidas, movimentos pagãos ganhavam força e se disseminavam com velocidade, e muitos tiranos assumiam o papel de como um rei e oprimiam o povo tirando suas liberdades.

O comunismo soviético, o fascismo italiano, o nazismo alemão, todos instituíam seu “rei”, figuras centrais que governavam seus exércitos de longe e não se preocupavam com as vidas perdidas nas guerras que tratavam com seus adversários políticos.

E rompendo com essa lógica, sabiamente o Papa Pio XI institui a festa de Cristo Rei do Universo, um Rei que não quer ser servido, mas que vem para servir, o reino de Cristo é um reino de paz e unidade.

A festa de Cristo Rei é um lembrete a todo o povo cristão de que existe um único rei que é Jesus, ele é o princípio de todas as coisas e deve ser sempre a base para nossas tomadas de decisões. Como cristãos temos o dever de desde já vivermos como cidadãos do Reino de Deus que fazemos parte.

 

Wallyson F. Lira

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Diocese de Crato – CE