Nos dias 25 a 27 de novembro a cidade de Natal sediará a VIII Assembleia Nacional do Segue-me, onde jovens e casais seguidores vindos de diversas partes do Brasil se reunirão para fortalecer ainda mais a unidade do nosso movimento dando continuidade as discussões sobre o Documento Nacional. Vamos aproveitar para conhecer 05 (cinco) curiosidades sobre essa capital litorânea que, além das praias e dunas, é rica na tradição católica.

1 – Foi a 2ª Capital a implantar o Segue-me.

Em 1985, o Segue-me alça voo e vai desembarcar lá no Nordeste, mais precisamente na acolhedora cidade de Natal, Rio Grande do Norte.

Como você já deve ter visto no Guia do Seguidor[1], essa linda cidade foi a segunda capital a receber toda a estrutura do movimento que já estava trabalhando – e muito – lá no cerrado. A semente foi plantada em terra tão fértil que lá o Segue-me já está em mais de 30 (trinta) paróquias. ⠀

2 – A história dos Santos Reis no Brasil passa pela cidade de Natal.

Os Reis Magos são considerados co-padroeiros de Natal. A partir do século 16 a história dos Santos Reis no Brasil cruzou com a da cidade de Natal. Pois foi no dia 6 de janeiro de 1598, no qual celebramos o Dia de Reis, que a Fortaleza dos Reis Magos começou a ser construída. E pouco tempo depois, em 25 de dezembro de 1599, nasceu a cidade de Natal.

Além do forte, na entrada da cidade existe um pórtico que homenageia os Santos Reis com três grandes e belas imagens, deixando claro para todos que lá é uma terra de forte tradição e devoção a fé católica.

Não deixe de incluir esses pontos no seu itinerário natalense e registar a visita.

3 – A incrível Catedral Metropolitana de Natal.

Localizada no centro da cidade, a imponente Catedral foi inaugurada em 21 de novembro de 1988, levou 18 anos para que conseguissem os recursos necessários para realizar essa construção. A sua arquitetura é diferente do que costumamos ver nas igrejas, o projeto previu a assembleia do povo de Deus em torno de um presbitério arredondado, oferecendo condições de participação ativa de todos os fiéis, e a acomodação de 3mil pessoas sentadas.

Aproveite para conhecer a Catedral e ter a cada missa uma experiência única na fé, num santo lugar projetado para a mais íntima conexão com Deus.

4 – A Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal.

Natal é rica em cultura, tradição e religiosidade. Mas, de fato, você conhece a primeira Igreja da cidade? Ela é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da capital.

A capelinha, em estilo barroco, foi construída no ano de 1599 para a missa de fundação da capital do Rio Grande do Norte. Em 1605, o Padre Gaspar (Vigário da época) elevou a Capela em Igreja, permanecendo até hoje por ser um patrimônio tombado.

O nome peculiar, Nossa Senhora da Apresentação, se deu pela curiosa história de uma imagem que chegou boiando dentro de um caixote de madeira no século XVIII. A imagem era de Nossa Senhora do Rosário, mas que agora passou a ser “da Apresentação”.

Primeira coisa, a Assembleia está cada vez mais perto. Em segundo momento, visitem a antiga catedral de Natal e venerem com amor a imagem da Virgem da Apresentação para que, assim, possamos estar cada vez mais ligados a ela.

5 – A Igreja de Santo Antônio, patrimônio cultural de todos nós.

Também conhecida como igreja do Galo, foi a terceira igreja construída em Natal, e talvez a mais bela de todas. Exemplar representativo do estilo barroco na nossa Cidade, possui fachada principal emoldurada por cunhais em pedra de arenito, e cimalha em massa. Um espetáculo à parte. Não se sabe ao certo quanto tempo foi necessário para construção desse monumento, pois vale o título. Fato é que sua beleza transpassa a história e vive até hoje.

A sua fachada compõe-se de um corpo central, ala lateral e uma torre quadrangular com cúpula revestida de azulejos, encimada pelo galo que identifica a igreja. Diferente? Talvez. Bela e abundante em tradição? Com toda certeza!

 

Depois desse tour virtual por locais incríveis que compõem a nossa história enquanto movimento e enquanto igreja una, nada mais falta para que você possa ajustar a rota e caminhar nessa história linda ao lado da fé.

Aos conselheiros que irão estar na Assembleia de Natal, desejamos que Deus ilumine seus corações para sentirem qual a vontade d’Ele para o movimento e para as nossas comunidades.

 

Savina Camelo

Paróquia Santa Catarina Labouré

Arquidiocese de Maceió/AL

 

Referências:

[1] http://segueme.org/guiadoseguidor/gds-v01.pdf

https://oportaln10.com.br/algumas-curiosidades-de-natal-que-voce-provavelmente-nao-conhecia-40318/

https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2021/01/06/tradicao-religiosa-dia-de-santos-reis-tambem-se-confunde-com-fundacao-e-historia-de-natal.ghtml

https://www.arquidiocesedenatal.org.br/catedral-metropolitana