A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para colaborar com a vivência espiritual dos jovens, trouxe uma proposta de Planner diferente, o “Meu Planner Quaresmal”, que funciona como um guia diário para registrar a rotina do jovem nos dias da quaresma.

Segundo a Comissão, a proposta é “ajudar as juventudes do Brasil para uma vivência mais íntima neste tempo litúrgico que nos prepara para a Semana Santa e Páscoa e que nos estimula à conversão, à melhoria de nós mesmos, e isso não é possível sem revermos a qualidade das nossas relações fraternas”.

O Planner é lindo e bastante didático. Ele está dividido em blocos que ajudam os jovens a organizar as ações durante esse período tão importante.

Além de possuir páginas para que os jovens anotem os acontecimentos, agradecimentos e intenções para cada período (manhã e noite), as páginas seguintes têm todas as semanas da quaresma, e cada uma tem as suas respectivas ações.

No final do Planner, o jovem tem um espaço para colocar a sua vivência e o seu aprendizado durante o período quaresmal.

Todos nós, inclusive os jovens, temos diversas obrigações e atividades no nosso dia a dia. Ter um planner, agenda e ferramentas que ajudem no desempenho dessas atividades é extremamente importante para não falharmos em nenhuma delas. E isso inclui as nossas tarefas com e para o Senhor.

Ser Cristão e Católico, em especial, integrante de um movimento cristão como o Segue-me, exige de nós COMPROMISSO. Compromisso com a missão, com os propósitos da nossa caminhada. E por exigir compromisso, por que não criar um agenda ou um planner para que consigamos cumprir todas (ou o máximo delas) como outro compromisso cotidiano da nossa rotina, como trabalho e estudos?

Vamos nos comprometer e fazer esse exercício a partir de agora?

Para viver a quaresma e em especial, a Semana Santa de forma ativa e também organizada, clique no link abaixo e baixe o Planner.

https://jovensconectados.org.br/mdocs-posts/meu-planner-quaresmal-2023

 

Jéssica Delmoni

Paróquia de Santa Catarina Labouré

Arquidiocese de Maceió