Como todos nós sabemos, no dia 13 de maio, celebra-se a festa de Nossa Senhora de Fátima, que é um dos títulos atribuídos à Virgem Maria e que teve a sua origem nas aparições recebidas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, em Fátima, Portugal, com mensagens de insistente apelo à conversão, à penitência e à oração.

Há alguns fatos envolvendo Nossa Senhora de Fátima que talvez muitos ainda não saibam. Vamos conferir!

 

1. As aparições

Sim, aparições! A Virgem não apareceu apenas no dia 13 de maio de 1917.

Segundo os testemunhos das três crianças, em 13 de maio de 1917, Lúcia dos Santos e seus primos Francisco e Jacinta Marto estavam trabalhando como pastores nos rebanhos de suas famílias quando presenciaram uma aparição da Virgem Maria que lhes disse, entre outras coisas, que regressaria durante os próximos seis meses sempre no dia 13, na mesma hora. E assim aconteceu, exceto em agosto, quando apareceu no dia 19.

Maria também revelou às crianças, na segunda aparição, que Francisco e Jacinta morreriam cedo e que Lúcia sobreviveria para dar testemunho das aparições.

Na terceira aparição, no dia 13 de julho, a Virgem revela os segredos de Fátima à Lúcia. Conforme os relatos, ela ficou pálida e gritou de medo chamando a Virgem pelo seu nome. Houve um trovão e a visão terminou. 

Na sexta e última aparição, no dia 13 de outubro, diante de milhares de peregrinos que chegaram à Fátima aconteceu o chamado Milagre do Sol, no qual, após a aparição da Virgem Maria aos pastorinhos, pôde-se ver o sol tremer, em uma espécie de dança, conforme relatos.

 

2. Senhora do Rosário

Na última aparição, a Virgem se identificou como Senhora do Rosário e teria pedido que fizessem ali uma capela em Sua honra, conhecida hoje como Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima.

Em virtude dessa identificação, foi feita, eclesiasticamente, a combinação dos seus dois títulos, dando origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima

 

3. Segredos de Fátima 

Na década de 1940, Lúcia escreveu um livro de memórias onde contou que a Virgem Maria havia revelado três segredos a ela e a seus primos, todos proféticos. 

Dois deles foram contados no livro e se tratavam de visões do inferno. No primeiro segredo as três crianças viram o inferno, um grande mar de fogo que parecia estar debaixo da terra, figurando as consequências sofridas por aqueles que não se arrependeram e nem se converteram. Já no segundo, Maria falou de uma guerra que se iniciaria durante o pontificado de Pio XI, que seria a Segunda Guerra Mundial. 

Por fim, o terceiro segredo foi documentado em 1944, porém somente foi revelado pelo Vaticano apenas em 2000. O segredo se manteve na posse do bispo de Leiria, Fátima, até 1957. 

O Papa São João Paulo II pediu para ler o envelope com o terceiro segredo após o atentado que sofreu em 13 de maio de 1981, acontecimento este que foi dito pela Virgem às crianças. Ele era o “bispo vestido de branco” que seria salvo da morte pelas graças de Nossa Senhora de Fátima.

Os três segredos servem para nos motivar ao arrependimento e o fazer de uma maneira contundente.

Reunindo as revelações das aparições e os segredos de Fátima, a mensagem que fica e continua sendo atual, até mesmo nos dias de hoje, é que Nossa Senhora de Fátima veio nos lembrar que Deus existe, nos ama e pode nos salvar desse mundo devastado pela fome, pelo egoísmo e pela falta de humanidade. Devemos ter fé e sempre nos lembrar de suas palavras quando tudo parecer perdido ou sem solução.

 

Encerro esse artigo com a Oração a Nossa Senhora de Fátima:

Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar a três pastorinhos tesouros de graças contidos na prática do vosso Santo Rosário, incuti profundamente em nossa alma o apreço em que devemos ter esta devoção, a vós tão querida, a fim de que, meditando os mistérios da Redenção, que neles se comemoram, nos aproveitemos de seus preciosos frutos e alcancemos a graça (…) que vos pedimos, se for para a glória de Deus e proveito de nossas almas.”.

 

Amém!

 

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós e pelo Movimento Segue-me!

 

Jéssica Delmoni

Paróquia Santa Catarina Labouré

Arquidiocese de Maceió