Nos dias 22, 23 e 24 de março, realizou-se a V Assembleia Nacional do Segue-me. A Diocese de Valença/RJ recebeu, na cidade de Três Rios, jovens e casais seguidores vindos de diversas partes do Brasil. O encontro teve como principal objetivo continuar as discussões sobre o Documento Nacional do Segue-me – 2ªEtapa.
A abertura da Assembleia ocorreu na Matriz de São Sebastião com a Santa Missa, celebrada pelo Pe. Roshan e, em seguida, os conselheiros diocesanos de Valença deram as boas-vindas a todos os participantes.
Dentre outras atividades, neste dia, houve a posse dos novos membros do Conselho Nacional do Segue-me (CNS). O encerramento da noite foi marcado pelas apresentações dos violeiros da Escola de Música Maestro Felipe Carreteiro e do grupo de pagode, que juntos deixaram registrada a tradição cultural de Três Rios.
O segundo dia teve como principal pauta o documento da 2ª Etapa do Segue-me. Para tanto, levou-se em consideração as observações de todos os conselheiros presentes. O Jovem Secretário do CNS, Rhaniel Santana(Arquidiocese de Uberaba/MG), comentou que o momento do encontro mais marcante foi “sem dúvida a exposição do Santíssimo Sacramento em nosso momento de adoração, onde além de estarmos em oração pela condução de nossos trabalhos, estávamos em oração também por todos os seguidores de nossa (Arqui)Diocese”.
No domingo, último dia da Assembleia, aconteceu a divulgação de muitas novidades: Alguns membros da Comunicação Nacional apresentaram o Manual de Identidade Visual (MIV) e orientações sobre os perfis das redes sociais. Ademais, os conselheiros da Arquidiocese de Brasília elencaram os eventos que marcarão os 40 anos do Segue-me em Brasília. Ao fim, o encerramento do evento foi conduzido pelo Pe. Valdir Cândido, Diretor Espiritual do CNS, que agradeceu a Diocese de Valença pela acolhida e finalizou o momento com a Oração do Seguidor.
O seguidor Matheus Bernardes (Diocese de Valença/RJ), ao referir-se sobre o Segue-me conta como esse movimento “transforma a nossa vida, nos mostra que somos pecadores, humanos, somos falhos, mas sempre vai ter um Cirineu para nos ajudar e o Bom Pastor estará sempre ao nosso lado”.
A próxima Assembleia Nacional do Segue-me já tem local e data e, por unanimidade, foi decidido que a sexta edição desse encontro ocorrerá em Brasília, nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro de 2019, em razão de seu caráter extraordinário. Após Brasília, no ano que vem, a cidade de Camaçari/BA sediará a VII Assembleia.
Encontros como esse são capazes de fortalecer o movimento e promover o crescimento de sua integração nacional. Sobre a experiência vivida neste fim de semana, a tia Isabella (Arquidiocese de Maceió/AL) destaca que “foi uma experiência bastante rica, pois pudemos estar em unidade com as (Arqui)Dioceses, espalhadas por quase todo o Brasil, principalmente no que se refere à construção do Documento Nacional da 2ª Etapa, onde participamos ativamente das propostas e votações, mesmo sem ainda termos o Encontro de 2ª Etapa implantado na nossa Arquidiocese”.